(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Patrimônio Histórico

Conheça a nova superintendente do Iphan em Minas

Arquiteta e urbanista, que estará à frente de um dos maiores acervos culturais do país, tomou posse nesta terça-feira de forma virtual


19/05/2020 15:28 - atualizado 19/05/2020 15:59

Débora do Nascimento França foi empossada nesta terça-feira (19)(foto: Ricardo Luizz/Divulgação)
Débora do Nascimento França foi empossada nesta terça-feira (19) (foto: Ricardo Luizz/Divulgação)
Foi empossada na tarde desta terça-feira (19), de forma virtual, a nova superintendente em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Débora do Nascimento França. Arquiteta, urbanista e mestranda em patrimônio, a mineira de Belo Horizonte informa que, devido à pandemia do novo coronavírus, estará a serviço no sistema remoto até poder trabalhar na sede da autarquia federal, na Casa do Conde, na Praca da Estação, na Região Centro-Sul de BH. 

Na tarde desta terça (19), Débora terá a primeira reunião, também em modo virtual, com a nova presidente do Iphan, Larissa Peixoto, que tomou posse na quarta-feira (14), em Brasília (DF). Larissa vem sendo alvo de polêmicas por ser da área de turismo e hotelaria, e não do setor  de patrimônio.

O Iphan é vinculado à Secretaria Especial de Cultura, ocupada pela atriz Regina Duarte, e ao Ministério do Turismo. O cargo em Minas, estado que tem um dos maiores e mais ricos acervos culturais do país, foi ocupado interinamente, durante sete meses, desde a saída da museóloga Célia Corsino, hoje na Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.

Arquiteta e urbanista graduada em 2005 pela PUC Minas, Débora do Nascimento França é especialista em direito urbanístico pela mesma universidade. Foi funcionária da prefeitura de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, passando a servidora concursada a partir de 2008 na mesma instituição. Ainda na atuação profissional, foi responsável pela análise e aprovação de projetos arquitetônico em Diamantina de 2005 a 2007.

A arquiteta integrou a Unidade Executora de Projetos (UEP) do programa Monumenta como especialista em patrimônio, sendo ainda responsável pela Revisão Participativa do Plano Diretor de Diamantina e participante da Comissão de acompanhamento do Plano de Ação das Cidades Históricas.

Débora ocupou o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal de 2012 a 2016 e também presidente da Comissão Permanente de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança. Foi responsável pela elaboração de diversos projetos dentro do Centro Histórico tombado de Diamantina e demais áreas da cidade.

Desde 2018, a nova superintendente cursa o mestrado profissional em Patrimônio Cultural do Iphan, com foco no tema O tombamento da Serra dos Cristais e as consequências da ausência de um planejamento inclusivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)