(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz de Fora adere ao programa Minas Consciente e libera parcialmente comércios e serviços

Cidade entra na 'onda verde' do programa para retomar as atividades econômicas de forma gradual


postado em 16/05/2020 17:24 / atualizado em 16/05/2020 19:42

(foto: Marcos Alfredo)
(foto: Marcos Alfredo)
A Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, aderiu ao programa Minas Consciente que flexibiliza e dá início à retomada gradual do funcionamento de atividades comerciais. O decreto foi publicado neste sábado (16), e já está em vigor.

Com o novo decreto, Juiz de Fora entra na etapa “onda verde” - do programa Minas Consciente, lançado pelo governo estadual - que flexibiliza o funcionamento de serviços essenciais nos setores de agropecuária; alimento; banco e seguro; cadeia produtiva; construção civil; fábrica e siderurgia; saúde; telecomunicação; transporte e tratamento de água.

A Secretaria de Saúde do município será responsável por monitorar os indicadores epidemiológicos da COVID-19 e a capacidade assistencial de saúde do município, além de orientar a sequência do processo de retomada das atividades econômicas. A pasta também pode determinar, quando for o caso, nova suspensão das respectivas atividades ou recuo das medidas.

O resultado de avaliação do decreto vai acontecer a cada 21 dias. Para as atividades liberadas é obrigatório seguir os procedimentos de desinfecção, bem como o uso de equipamentos de proteção individual.

Além de supermercados – que já estavam liberados -, o novo decreto libera o funcionamento do comércio varejista de laticínios, doces e balas. Também liberados nesta nova etapa, bares, lanchonetes e restaurantes devem dar preferência ao delivery ou retirada no balcão. Caso o estabelecimento forneça consumo no local, o mesmo tem limite de funcionamento até às 19h.

Também está proibido o sistema de self-service e qualquer tipo de entretenimento. Restaurantes são obrigados a manter distância mínima de dois metros entre as mesas.

Transporte urbano


O transporte coletivo passa a ter controle de embarque e será exigido dos passageiros o uso de máscaras, a partir do dia 25.

Casos de COVID-19


Conforme boletim epidemiológico, Juiz de Fora tem 392 casos de infectados pelo coronavírus e 16 mortes confirmadas.

Uma entrevista coletiva está marcada para a segunda-feira (18), quando mais detalhes serão passados pelo prefeito Antônio Almas.

Minas Consciente


O programa Minas Consciente, lançado em 30 de abril, setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”:
onda verde – serviços essenciais
onda branca – baixo risco
onda amarela – médio risco
onda vermelha – alto risco 

Os protocolos servem para liberar o funcionamento das atividades econômicas de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)