(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Coronavírus: Montes Claros impõe pulseira a gripados e quarentena a visitantes

Assintomáticos serão identificados com pulseiras laranja. Pessoas com algum quadro gripal receberão pulseiras vermelhas


postado em 30/04/2020 18:24 / atualizado em 30/04/2020 20:10

(foto: Luiz Ribeiro/ Divulgação)
(foto: Luiz Ribeiro/ Divulgação)
Montes Claros, no Norte de Minas, vai implantar barreiras sanitárias como medida preventiva contra a transmissão do coronavírus (COVID-19) a partir desta sexta-feira (1º). Os visitantes que apresentarem sintomas gripais deverão permanecer em quarentena absoluta durante 14 dias, enquanto mesmo os assintomáticos terão de ficar isolados em domicílios durante sete dias.

Uma inovação adotada pelo prefeito Humberto Souto (Cidadania) no controle do isolamento social é a identificação das pessoas em quarentena. Os visitantes assintomáticas receberão pulseiras na cor laranja, enquanto as pessoas com algum quadro de gripe ou sintomas respiratórios suspeitos terão de usar pulseiras vermelhas. Somente caminhoneiros e motoristas em serviço estarão desobrigados de cumprir o isolamento domiciliar.

O decreto assinado pelo Executivo Municipal estabelece que agentes de saúde vão até os endereços indicados pelos visitantes para fiscalizar se eles estão cumprindo a quarentena. Aqueles que não permanecerem isolados dentro dos prazos estipulados estão sujeitos ao pagamento de multas, assim como as empresas que não cumprirem as medidas de prevenção contra a transmissão da COVID-19.

Ao mesmo tempo, o prefeito Humberto Souto decidiu prorrogar até 10 de maio as medidas restritivas ao comércio e aos serviços não essenciais da cidade. O prazo terminaria nesta quinta-feira (30).

No último dia 25, o Executivo Municipal decidiu flexibilizar o funcionamento do comércio, autorizando a venda presencial de mercadorias, mas de uma maneira difícil de ser aplicada na prática, somente para os consumidores que estiverem de carro, sem que eles saiam de dentro do veículo.

Foi assinado decreto determinando que todos os estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade “poderão realizar a comercialização de seus bens ou serviços mediante a entrega dos produtos diretamente dentro do veículo do cliente, através de anteparo físico, podendo ser atendido no máximo um cliente por vez”.

Também foi estabelecido que “(...) , desde que não cause risco ao trânsito de veículos e pedestres, fica autorizado a livre parada em frente aos estabelecimentos, pelo tempo necessário para a realização da transação comercial”.

Nesta quinta-feira (30), a reportagem do Estado de Minas percorreu diversas ruas do Centro de Montes Claros e constatou que, pela dificuldade de ser executada, a medida não está sendo seguida à risca. As lojas foram abertas, sendo colocados anteparos em suas entradas. Assim, os clientes são atendidos nas portas dos estabelecimentos, sem entrar. Neste caso, não é feita a “entrega das mercadorias dentro veículos”, com prevê o decreto municipal.

Moradores de rua


Outra providência adotada pela Prefeitura de Montes Claros é o tratamento aos moradores de rua, que serão levados, somente aqueles com sintomas gripais, para um abrigo improvisado no Ginásio Poliesportivo, ao lado do Parque Municipal Milton Prates, no Bairro Major Prates, onde deverão receber kits de higiene, vacinação contra a Influenza e três refeições por dia. A municipalidade não informou a quantidade de pessoas que deverão ser levadas para o Ginásio Ana Lopes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)