(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em plena Semana Santa e quarentena, igrejas são arrombadas em BH

Vândalos já invadiram templos nos bairros Coração Eucarístico, Lourdes e São Geraldo, fechados durante a pandemia de coronavírus


10/04/2020 13:59 - atualizado 10/04/2020 18:02

Imagens religiosas foram destruídas por vândalos em igreja no Bairro São Geraldo(foto: Divulgação)
Imagens religiosas foram destruídas por vândalos em igreja no Bairro São Geraldo (foto: Divulgação)

Mais um ato de vandalismo contra as igrejas católicas de Belo Horizonte, que, mesmo fechadas devido à pandemia do novo coronavírus, estão se preparando para o domingo de Páscoa. Para evitar aglomerações, os templos religiosos estão realizando cerimônias, inclusive nesta Sexta-feira da Paixão, a portas fechadas, mas com transmissão pela internet.

Depois de imagens quebradas na Paróquia do Coração Eucarístico, na Região Noroeste da capital, e de arrombamento e furto na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, na Centro-Sul, na madrugada desta sexta (10/04) foi a vez da Paróquia São Geraldo, no Bairro São Geraldo, na Região Leste.

Invasores da igreja arrombaram portas e ainda não foram identificados(foto: Divulgação)
Invasores da igreja arrombaram portas e ainda não foram identificados (foto: Divulgação)


Uma das comunidades de fé da paróquia foi invadida e teve imagens quebradas. Os responsáveis pelo ato de vandalismo colocaram a imagem do padroeiro de cabeça para baixo no vaso sanitário.
 
O padre da Paróquia do São Geraldo, Joel Alvim, afirmou que não sabe as razões que levaram os invasores ao ato de vandalismo. "Foi no espaço de catequese, onde fazemos reuniões. Arrombaram nossa porta, mas, aparentemente, não levaram nada. Tiraram do oratório a imagem de São Geraldo, que era presa com parafuso. A base ficou lá. A cruz caiu e quebrou. As mãos de São Geraldo foram parar em uma das salas da catequese. A imagem foi colocada de cabeça para baixo no vaso sanitário. De duas salas arrancou a cruz", afirmou paróco.

 
Ele lembra que a imagem não tem valor comercial. "Não sei se entrou para roubar e não achou nada e então quebrou tudo.Não sei se seria intolerância religiosa. Não faço o ideia do que seja", completou. O padre reforça que a ótima convivência boa com evangélicos, espíritas e ateus. "Ficamos felizes com a manifestação de pastores, abismados com o que aconteceu em nossa paróquia, que tem um história tão bonita de acolhida".Ele acha que o ato não foi cometido por moradores do bairro.

Documentos usados pela paróquia foram danificados e espalhados pela igreja(foto: Divulgação)
Documentos usados pela paróquia foram danificados e espalhados pela igreja (foto: Divulgação)


Funcionamento da igreja na quarentena

As celebrações abertas ao público estão suspensas nas igrejas de Belo Horizonte, para evitar aglomerações e tentar conter a pandemia de coronavírus, conforme orientação da Arquidiocese de Belo Horizonte, que reúne fiéis de 28 municípios.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)