(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Capacidade de fazer exames dobra, mas não chega a 1.800 ao dia

Expectativa da Funed é que 1.800 amostras sobre a COVID-19 sejam processadas diariamente. Número saltou de 200 para 500


postado em 06/04/2020 18:53 / atualizado em 06/04/2020 19:59

(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
O Governo de Minas Gerais ainda não atingiu a meta diária do número de exames para detectar a COVID-19. Os resultados aquém do previsto foram confirmados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6). O estado afirma esperar que em duas semanas 1.800 amostras sejam processadas por dia com a ampliação da rede de testes.

"Estamos fazendo algo em torno de 500 exames. em média – mais do que os 200 que eram feitos anteriormente –, mas ainda muito aquém do que a gente necessita e que a gente deseja", admitiu o subsecretário de vigilância, Dario Brock.

Na semana passada, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) anunciou a habilitação de 19 laboratórios para realizar testes de identificação do novo coronavírus em Minas Gerais.

Na quinta-feira, foi informado que os exames poderiam ser feitos em Viçosa e Rio Paranaíba, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); em Diamantina, pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); em Montes Claros, pela Unimontes; em Ipatinga, pelo Hospital Márcio Cunha, da Fundação São Francisco Xavier; em Sete Lagoas, pelo Laboratório Santa Lúcia; em Lagoa Santa, pelo Loci Genética Laboratorial, e em Pedro Leopoldo, pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa).

Mas o secretário afirmou nesta segunda-feira que nem todos os laboratórios foram ainda habilitados. "Essa não é uma operação simples. Trata-se de um exame complexo que utiliza uma tecnologia muito nova", alegou.

Todos os exames serão realizados a partir do método da Organização Mundial de Saúde (OMS), que identifica na amostra o material genético do vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)