Jornal Estado de Minas

COVID-19

Tatuadores de BH criam 'vitrine virtual' para expor trabalhos


Em meio à pandemia do novo coronavírus, tatuadores foram impedidos de trabalhar. Isso porque, mesmo com todos os materiais de proteção, os riscos de infecção ao tatuar são grandes.


A pessoa a ser tatuada tem de se deslocar de casa até um estúdio, o que desrespeita a recomendação de isolamento social. Além disso, tatuador e tatuado ficam muito próximos, o que vai contra a orientação de especialistas de se manter distância mínima de 2 metros entre uma pessoa e outra.

Levando em consideração esses aspectos, um grupo de profissionais da área em Belo Horizonte criou o projeto Quarentttena, transformando o isolamento social em incentivo à criação por meio da produção de desenhos e flash tattoos.

O projeto tem o objetivo de reunir virtualmente tatuadores de todo o Brasil e fomentar a produção, circulação e venda de tatuagens (que serão realizadas após o fim da quarentena). O retorno dessas atividades, além de ajudar os tatuadores impossibilitados de trabalhar, tem parte do valor doado para instituições que estão ajudando no combate à COVID-19.  Alguns tatuadores vão doar 50%, outros até 65% do valor de venda.



Em conversa com o Estado de Minas, uma das fundadoras do projeto, Bruna Martins, de 26 anos, conta que a ideia surgiu em um estúdio da capital mineira. “A maioria de nós trabalha no mesmo estúdio. Quando percebemos que não poderíamos trabalhar, criamos a plataforma como forma de incentivo à criação de flash tattoos (tatuagens com desenhos prontos)”, explica.

De acordo com Bruna, a iniciativa preza a importância do distanciamento social como medida de contenção da propagação do coronavírus. “Muitos tatuadores não entenderam ainda como é importante parar de trabalhar neste momento. Não é hora para tatuar. Precisamos ficar em casa e seguros”, conta.

A escolha do nome foi proposital. A repetição da letra T se deve à palavra “tattoo”. Além disso, a escolha das letras forma um anagrama, que dá conceito ao slogan da campanha: “Trabalhadores trabalhando pelo todo”. 



Incentivo


Todos os dias, a página oficial do projeto posta um desafio para os tatuadores. Com ideias inovadoras, os desenhistas precisam desenvolver projetos em cima da brincadeira.

 

As flash tattoos mais criativas são publicadas pela página, transformando o feed do Instagram em uma grande vitrine. 
 
 

Ajude


As doações são destinadas às seguintes instituições:
* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira
Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena? 

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram