(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: veja as instituições de ensino que já anunciaram suspensão de aulas em Minas

Recomendações das autoridades de saúde forçam unidades de educação a tomar medidas para frear a proliferação da virose causadora da COVID-19


postado em 15/03/2020 21:54 / atualizado em 18/03/2020 11:24

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 28/03/2016 )
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 28/03/2016 )

 
A cada hora que passa, mais instituições de ensino de Minas Gerais anunciam a suspensão de suas atividades com objetivo de frear a cadeia de proliferação do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19. Elas seguem recomendações das autoridades de saúde, principalmente do governo estadual. 

Veja a lista abaixo:

 

Cefet/MG


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) suspendeu as aulas presenciais em todos os níveis (cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação) por tempo indeterminado. Também cancelou a realização de eventos que envolvam aglomeração de pessoas e informou que dará condições especiais a pessoas vulneráveis à doença, como idosos e gestantes. 

O Cefet também estabeleceu quarentena de 14 dias para servidores e alunos que retornarem do exterior. Suspendeu, ainda, o recebimento de estudantes e colaboradores estrangeiros e as viagens de seus servidores para fora do Brasil. 

 
UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora irá suspender as atividades acadêmicas e administrativas a partir desta terça-feira (17) no campus Juiz de Fora e quarta-feira (18) no campus Governador Valadares. 

 

A decisão de interrupção foi motivada por orientação do Comitê de Monitoramento da UFJF, diante da confirmação de um novo caso no município. 

 

UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais suspende aulas presenciais a partir desta quarta por tempo indeterminado. Demais atividades desenvolvidas na Universidade serão interrompidas de forma progressiva, de modo a causar o mínimo impacto social, diz comunicado da instituição.

IFMG

 

A partir de quarta-feira, 18 de março, estão suspensas, por tempo indeterminado, as aulas presenciais de todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Segundo a instituição, serão mantidos apenas os serviços essenciais que demandam a presença de servidores nos lais de trabalho, considerando as orientações de prevenção determinadas pelo Ministério da Saúde. O restante vai permanecer em trabalho remoto. 

 

Escolas estaduais


O governo Romeu Zema (Novo) vai paralisar as atividades nas escolas estaduais a partir desta quarta-feira. A medida se estende até o próximo domingo (22), ou seja, os alunos ficarão três dias sem aulas. 
 

Escolas Municipais

 
Haverá informações sobre o cancelamento ou não das aulas na rede municipal após reunião que acontecerá amanhã entre o Prefeito Alexandre Kalil e todo o secretariado. O objetivo é definir e dar os devidos encaminhamentos com relação à situação de pandemia. A reunião será às 14:30h nesta terça-feira (17).

Colégio Tiradentes

As unidades da escola da Polícia Militar de Minas Gerais vão seguir a decisão do governo do estado e entrarão em recesso de 18 a 22 de março, segundo a corporação. 


Escolas particulares

 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que as escolas paralisem suas atividades até o fim de março. A medida não pode resultar, conforme o TRT, em cortes salariais dos funcionários, e pode ser estendida caso haja necessidade.  


Por sua vez, em nota divulgada na noite deste domingo (15), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) recomendou que as instituições privadas de educação paralisem suas atividades entre quarta-feira (18) e o próximo domingo (22) por causa do novo coronavírus. Uma nova reunião do Sinep está marcada para esta semana. 

Colégio Bernoulli 


Nas unidades escolares do Bernoulli, decidiu-se pela suspensão das aulas e demais atividades extracurriculares a partir da quarta-feira, 18/03 até o sábado, dia 21/03. À princípio, as aulas serão retomadas na segunda, dia 23/03, mas o colégio manterá a comunidade escolar informada em caso de necessidade de prorrogação desse período.

Colégio Santo Agostinho


Em reunião realizada no dia 15, decidiu seguir as mesmas orientações para as escolas estaduais e vai suspender as aulas e atividades extracurriculares de 18 a 22 de março. As reuniões de pais foram suspensas a partir de segunda-feira, dia 16. 

Colégio Magnum


Aulas suspensas de 18 a 22 de março, assim como todoas as atividades extracurriculares e serviços terceirizados


Colégio Santa Maria Minas


Todas as unidades terão as atividades gradualmente suspensas a partir de 16 de março até a suspensão completa no dia 18. O retorno das aulas será informado posteriormente.


Marista Dom Silvério

O Colégio anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão das atividades entre os dias 18 e 22 próximos. No comunicado enviado a pais e alunos, alerta para que estudantes não deixem de seguir as orientações de cuidado e prevenção contra a pandemia.

 

Chromos

 

A Rede Chromos de Ensino suspende as aulas em todos os segmentos (Colégios, Pré-Enem, Pré-Cefet/Coltec/Colégio Militar e Pré-Concursos) do dia 18 de março, quarta-feira, até 31 de março, domingo.

Nota enviada pela rede informa que "em momento oportuno traremos informações acerca de eventual antecipação do recesso escolar e/ou reposição: das aulas, instrumentos avaliativos (provas e simulados), reuniões de pais e eventos."

 

 

Fumec


Por meio de suas redes sociais, a Fumec anunciou que não acontecerão aulas em suas unidades nesta segunda-feira (16). Após uma reunião da comissão técnica de prevenção ao coronavírus, que acontecerá neste mesmo dia, será apresentado e divulgado o plano de ação. A estratégia já está em desenvolvimento. 

Faminas


Em reunião com médicos, especialistas e a reitoria, foi decidida a suspensão das aulas a partir do meio-dia desta segunda-feira até o dia 22 nos campi de Belo Horizonte e Muriaé (Unifaminas). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, nesse período a instituição vai divulgar boletins diários, às 18h, pelas redes sociais e e-mails da comunidade universitária sobre a situação. 

Uni-BH


O Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) informou, inicialmente, que não teria aulas entre quarta-feira (18) e domingo (22). Na segunda (16), contudo, estendeu a suspensão até o fim de março. Segundo a administração, as atividades acadêmicas terão continuidade no ambiente virtual. 
 

Centro Universitário Newton

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e autoridades de controle epidemiológico, o Centro Univeristário Newton informa que as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas de 16/3 a 21/3. As aulas terão continuidade por meio das plataformas digitais a partir da manhã de 23/03. 

Centro Universitário Una

Atividades presenciais foram suspensas em Minas Gerais de 18 a 22 de março, inicialmente. “Por recomendações e necessidades especificas sinalizadas pelos órgãos regionais”, alguns campi terão as aulas suspensas em diferentes períodos. Na Una Divinópolis, não haverá aulas de 16 a 29 de março. No estado de Goiás, não haverá aulas de 16 a 30 de março nos campi Catalão, Itumbiara e Jataí.

PUC Minas


O crescimento do novo coronavírus no Brasil levou a PUC Minas a suspender as aulas presenciais nas suas 10 unidades no estado, nas quais estudam mais de 60 mil alunos, até 31 de março. As atividades curriculares serão realizadas pelo ambiente virtual. 

 
Newton Paiva 

 

As atividades acadêmicas presenciais para alunos no Centro Universitário Newton estão suspensas entre 16 e 21 de março. As aulas continuam por meio das plataformas digitais a partir do dia 23. O atendimento presencial nas unidades está suspenso por tempo indeterminado. 

 

Uemg


A Universidade do Estado de Minas Gerais vai suspender as aulas dos cursos presenciais de graduação, de pós-graduação e de extensão a partir de quarta-feira (18/03). Novas orientações serão dadas até o próximo dia 22.


UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) também suspendeu suas aulas em todos os níveis (ensino técnico, graduação, pós-graduação stricto-sensu, especialização e aperfeiçoamento). A medida é válida a partir desta segunda-feira (16). A determinação não se aplica a estudantes dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar ou em residência médica, multiprofissional e uniprofissional. 

UFV 

A Universidade Federal de Viçosa decidiu suspender as atividades acadêmicas por tempo indeterminado a partir de 16 de março nos ensinos médio e técnico, cursos de graduação e pós-graduação e educação infantil nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Ela foi a primeira federal a adotar a medida. Ainda segundo a instituição, os concursos públicos agendados a partir de segunda-feira estão suspensos. As atividades técnico-administrativas estão mantidas e serão avaliadas pela administração. 

UFSJ


A Universidade Federal de São João del-Rei também suspendeu as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação a partir de quarta-feira, 18 de março. Segundo a instituição, a paralisação é por tempo indeterminado. As atividades essenciais devem ser mantidas e mais detalhes serão publicados nos canais oficiais da universidade.

Unimontes


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) decidiu suspender, inicialmente até dia 25/3, suas aulas e demais atividades acadêmicas como medida preventiva contra a propagação do novo coronavírus.  

Sesi e Senai


O Sesi e o Senai do estado também vão interromper suas atividades até 31 de março. Segundo nota das entidades, a medida será reavaliada a partir de abril. As aulas estão interrompidas em todos os níveis no Senai e no Ensino Médio do Sesi. Portanto, por enquanto, estão mantidas as aulas do Ensino Fundamental do Sesi. 
 

Diamantina 

 

Com quatro casos suspeitos da doença, a prefeitura de Diamantina, no Norte de Minas, anunciou que não haverá aulas na rede pública municipal nesta semana, de segunda a sexta-feira. A decisão partiu depois de orientação das entidades de saúde para precaver qualquer manifestação da doença na cidade.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)