(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra menor temperatura do ano

Meteorologista explica que mínima na casa dos 14°C é incomum no verão. A tendência é de que o frio continue ao longo do dia em Belo Horizonte. A temperatura máxima hoje deve variar entre 20°C e 23°C


postado em 02/03/2020 09:24 / atualizado em 02/03/2020 12:25

Céu deve continuar fechado ao longo desta segunda, o que mantém a temperatura baixa(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Céu deve continuar fechado ao longo desta segunda, o que mantém a temperatura baixa (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Após um fim de semana de chuvas constantes, muitos belo-horizontinos tiveram que resgatar os casacos na manhã desta segunda-feira. Em pleno verão, quando a temperatura mínima não costuma ficar abaixo dos 18°C, a capital mineira registrou 14,6°C, a menor do ano. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo o meteorologista Cléber Souza, essa temperatura foi registrada na estação meteorológica do Cercadinho, na Região Oeste de Belo Horizonte. Durante a madrugada, os ventos no local atingiram 95 quilômetros por hora. 

Souza diz que o cenário é incomum na estação e que a situação de hoje se deve ao vento e às chuvas intensas. Veja as médias de temperatura, mês a mês, do verão ao início do outono (20 de março) em BH, segundo o Inmet: 

Dezembro: mínima 18,4°C e máxima de 27,8°C
Janeiro: mínima de 18,8°C e máxima de 28,4°C
Fevereiro: mínima de 19°C e máxima de 29°C
Março: mínima de 19,7°C e máxima de 28,5°C

A tendência é de que o frio continue ao longo do dia em Belo Horizonte. A temperatura máxima hoje deve variar entre 20°C e 23°C. “Durante o dia, a (temperatura) máxima cai por causa da cobertura de nuvens, que bloqueia o sol e impede o aquecimento”, explica o meteorologista. 

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


A chuva também vai permanecer na capital e outras regiões do estado até o final da semana. “O sistema que chegou na sexta-feira pode ser uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), frente fria no litoral Sudeste com transporte de umidade da Amazônia. Pelo menos até quinta-feira é chuva em todo o estado. A temperatura volta a subir na sexta-feira”, informa Souza.



Ainda segundo o Inmet, fevereiro de 2020 se tornou o 7º mês mais chuvoso da história de Belo Horizonte. O volume de chuva médio na capital é de 181,4 milímetros. Neste mês, choveu 392 milímetros, 116% a mais. Comparando somente com o mês de fevereiro, o mais chuvoso foi o de 1978, com 487,3 milímetros. Apesar das chuvas intensas nas últimas horas, BH não teve ocorrências graves até o início da manhã.

Interior


Chove em todo o estado nesta segunda-feira. Segundo Cléber Souza, a precipitação mais forte deve ser registradas na Grande BH, região Central, Noroeste, Zona da Mata, Sul e Campo das Vertentes. Até o início desta manhã, o município com o maior volume de chuva era Governador Valadares, com 140 milímetros somente durante a noite passada. 

Também houve queda de temperatura nas regiões Central, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)