(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Parece que o pior já ficou para trás', diz Zema sobre chuvas em Minas

Governador afirmou que se inicia segundo momento de prevenção aos estragos depois de sobrevoar as áreas afetadas pela chuva nesta tarde com o presidente Jair Bolsonaro


postado em 30/01/2020 18:45 / atualizado em 30/01/2020 19:03

Romeu Zema participou de coletiva ao lado do presidente Jair Bolsonaro e ministros na tarde desta quinta-feira(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Romeu Zema participou de coletiva ao lado do presidente Jair Bolsonaro e ministros na tarde desta quinta-feira (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que os estragos causados pelas fortes chuvas estão sendo levantados por cada prefeitura. O chefe do Executivo se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira, antes de sobrevoar de helicóptero as áreas afetadas pela elevada precipitação.
 
 
"Estamos iniciando um segundo momento, que é um momento em que as prefeituras estão levantando os danos, e o Ministério do Desenvolvimento Regional, através do ministro Gustavo Canuto, que também tem acompanhado de perto, irá analisar todos essas perdas e mobilizar os recursos para que possam reconstruir as suas pontes, as ruas que foram destruídas. O estado continuará acompanhando, a previsão é que as chuvas devem diminuir em breve, e parece que o pior já ficou para trás. Mas o estado ficará atento a tudo", disse, em pronunciamento após a reunião, no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
 
Antes, Jair Bolsonaro anunciou que o Governo Federal irá liberar R$ 1 bilhão para os estados do Sudeste, como forma de ajuda aos estragos causados pelas chuvas, principalmente em Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maneira como a verba será distribuída ainda não foi divulgada.
 
Desde a última semana, Minas Gerais contabiliza 55 mortes e mais de 30 mil desabrigados ou desalojados. Zema também comentou esses números e as ações do governo estadual para tentar minimizar os estragos causados pela chuva.
 
"O meu governo, desde o primeiro momento da semana passada, tem acompanhado por 24 horas dia essa situação de emergência das cidades. Infelizmente, tivemos 55 perdas de vida e mais de 30 mil pessoas desalojadas e desabrigadas. A nossa prioridade foi colocar a Defesa Civil do estado a disposição das prefeituras, orientando, acompanhando e priorizando a ajuda humanitária que tem sido feita também com ajuda dos Correios. A distribuição de alimentos, de medicamentos, de bens de higiene, de limpeza, tem sido feita através dos caminhões da empresa estatal federal, que tem contribuído muito. Um dos grandes problemas de um momento como esse é a logística, então estamos conseguindo enviar aquilo que é necessário para todas as regiões do estado com agilidade", afirmou Zema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)