(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de emergência pode ser decretado após inundação em Santa Luzia, na Grande BH

Prefeito se reúne com autoridades na tarde deste sábado para definir medidas a serem tomadas após transbordamento do Rio das Velhas


postado em 25/01/2020 13:58 / atualizado em 25/01/2020 14:23

Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após tempestades(foto: Alisson Pereira/Leia Agora)
Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após tempestades (foto: Alisson Pereira/Leia Agora)

As tempestades que atingiram a Grande BH causaram estragos por várias cidades. Em Santa Luzia, moradores ficaram ilhados por causa de inundações e alagamentos em grande parte do município.

De acordo com a prefeitura, todos os danos materiais, estruturais, humanos e sociais estão sendo compilados para serem analisados com todas as secretarias e órgãos de Defesa envolvidos nas ações preventivas e operacionais para possível decretação de Estado de Emergência.

O Rio das Velhas transbordou em alguns pontos e, por motivo de segurança, vários trechos de vias próximas ao rio foram interditadas. Os pontos críticos estão entre a Rua do Comércio e Avenida Beira Rio em toda sua extensão, neste trecho, o trânsito está impedido nas duas mãos de direção.

De acordo com a prefeitura, a região de Pinhões, Pantanal, Vila Íris, Boa Esperança, Bom Destino e Morada do Rio também foram afetadas.
 
O coordenador-geral da Defesa Civil de Santa Luzia, tenente Abner Dutra de Morais, informou que o Bairro Vila Íris foi o mais atingido. “Orientamos a população, levamos cestas básicas e acolhemos em igrejas e escolas”, disse. O município tem aproximadamente 40 pessoas desalojadas

Prevenção salvou vidas

De acordo com o prefeito Delegado Christiano Xavier, a prevenção que a cidade teve desde quinta-feira ajudou o município a não perder vidas. Na sexta-feira, foi decretado ponto facultativo e a Defesa Civil já pedia a retirada de moradores com a previsão de chuva.

“Graças a Deus essa prevenção ajudou bastante. Deu pra avisar as pessoas e elas saíram. Fizemos bloqueios de lugares com possível alagamento, fomos em áreas de risco… nos preparamos”, disse Xavier.

Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após tempestades(foto: Alisson Pereira/Leia Agora)
Santa Luzia, na Grande BH, ficou alagada após tempestades (foto: Alisson Pereira/Leia Agora)


Segundo ele, o ponto crítico na cidade começou após às 22h, quando uma forte tempestade atingiu Santa Luzia. “Estávamos bem, o problema foi a chuvas da noite. Também não sei se abriram alguma comporta que fez transbordar o Rio das Velhas, alagou todo entorno no nosso Centro Histórico”, disse.

O prefeito pede que os moradores mantenham seus móveis elevados, não retorne às áreas de risco até a liberação pelas autoridades competentes. A prefeitura informou também que está organizando pontos de doações para as famílias que perderam seus pertences e também mantimentos.

Trânsito e transporte

Na manhã deste sábado, o Portal São Benedito sentido Belo Horizonte foi bloqueado devido a um deslizamento de terra. “Solicita-se especialmente aos motoristas, que não arrisquem qualquer travessia nestas áreas”, informou a prefeitura.

As linhas de transporte coletivo que acessam as pontes do Rio das Velhas e Avenida Beira Rio tiveram que alternar o itinerário. A população pode solicitar informações pelo telefone: (31) 3517-7816.

Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)