(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caso Backer: sobe para 21 o número de vítimas suspeitas de intoxicação por dietilenoglicol

Enquanto casos aumentam, Polícia Civil recolhe novas amostras, ouve testemunhas e faz pedido de exumação


postado em 20/01/2020 17:43 / atualizado em 21/01/2020 12:17

Polícia Civil colheu novas amostras da bebida na Cervejaria Backer(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Polícia Civil colheu novas amostras da bebida na Cervejaria Backer (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Subiu para 21 o número casos suspeitos de intoxicação exógena por dietilenoglicol. Em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira, duas novas vítimas foram notificadas em Belo Horizonte. Enquanto os casos aumentam, a Polícia Civil de Minas Gerais avança com as investigações relacionadas à contaminação das cervejas fabricadas pela Backer.

Nesta segunda-feira, quatro testemunhas prestaram depoimentos na 4ª Delegacia do Barreiro, localizada no Bairro Estoril, Região Oeste da capital. As pessoas ouvidas são familiares das vítimas – algumas hospitalizadas e uma que morreu. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo é entender os acontecimentos que antecederam a intoxicação.



Ainda nesta segunda-feira, policiais civis estiveram na cervejaria para sanar dúvidas sobre a linha de produção. Novas amostras de cervejas foram recolhidas e serão analisadas juntamente com as outras recolhidas na semana passada.

“As amostras recolhidas, tanto da cervejaria, quanto da empresa química que vendia o monoetilenoglicol, continuam sendo analisadas pelas equipes de peritos do Instituto de Criminalística de forma criteriosa”, informou a Polícia Civil.

Os laudos não têm previsão para ficarem prontos. Durante esta semana estão previstos novos depoimentos de outros familiares de vítimas intoxicadas.

Exumação

O delegado responsável pelo inquérito, Flávio Grossi, encaminhou à Justiça o pedido para a exumação do corpo da mulher que teria sido a primeira vítima da intoxicação. Ela morreu no dia 28 de dezembro – antes da detecção de dietilenoglicol monoetilenoglicol em amostras de cervejas recolhidas das casas de pessoas que apresentaram os sintomas da síndrome nefroneural. 

Novas vítimas

Polícia Civil orienta a população a registrar um boletim de ocorrência caso tenha consumido a cerveja e se sentindo prejudicado com a ingestão da bebida.

“Esse registro será apurado durante o trabalho investigativo, bem como verificada a viabilidade de inclusão de eventual vítima no inquérito policial”, informou em nota.
 
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)