(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de MG permitirá exploração turística de grutas

Zema lança consulta pública para a concessão da Rota de Grutas Peter Lund


postado em 18/12/2019 16:43 / atualizado em 18/12/2019 18:17

 Gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa(foto: Renato Weil/EM)
Gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa (foto: Renato Weil/EM)
Uma consulta pública foi aberta nesta quarta-feira (18) para a concessão de três unidades de conservação da Rota de Grutas Peter Lund. O governo de Minas Gerais permitirá a exploração e o uso das áreas para fins turísticos.

A famosa rota engloba o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa; o Monumento Natural de Peter Lund, em Cordisburgo e o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. E tem grande importância internacional devido às descobertas do cientista Peter Wilhelm Lund .

Esta será a primeira concessão do Estado na área ambiental e o governador Romeu Zema sustenta que é preciso conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. “Um empreendimento como esse, que visa atender pessoas, atrair e ser divulgado, realmente cabe à iniciativa privada. E não estamos passando nada para o setor privado, estamos apenas concedendo, dentro de uma série de regras que serão fiscalizadas”. A responsabilidade de conservar a unidade se mantém com o Estado

(foto: Pedro Gontijo/ Imprensa MG)
(foto: Pedro Gontijo/ Imprensa MG)
Segundo Antônio Malard, diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o objetivo é transferir a gestão de serviços e visitação para uma organização privada, e manter a gestão ambiental e preservação com o Estado: “Esse modelo faz com que possamos focar nossos esforços naquilo que fazemos tão bem (preservação ambiental), transferindo a visitação para uma entidade que saiba fazer a administração muito melhor do que o Estado”. 

A concessão está prevista para um prazo de 25 anos e o valor estimado de contrato é da ordem de R$ 347 milhões, com investimento inicial de R$ 6,3 milhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)