(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ANM diz que estrutura da barragem B5, em Nova Lima, está regular

Segundo a agência, não há nenhuma anomalia estrutural digna de preocupação. Informações davam conta que a estrutura estava com trincas


postado em 18/12/2019 12:12 / atualizado em 18/12/2019 12:57

Área da Mina da Mutuca, em Nova Lima, onde fica a barragem B5(foto: Reprodução/SIGMINE )
Área da Mina da Mutuca, em Nova Lima, onde fica a barragem B5 (foto: Reprodução/SIGMINE )


Após vistoria realizada nessa terça-feira, a Agência Nacional de Mineração (ANM) concluiu que a situação da barragem B5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua regular. Segundo a agência, informações sobre a existência de “trincas” se espalharam recentemente. 

“Há, na realidade, algumas irregularidades do talude devido à presença de animais e motoqueiros que faziam da barragem uma pista de motocross. Alguns resquícios dessas rodas de moto deixaram o talude um pouco irregular, sem motivos para preocupação, mas a ANM já reiterou a necessidade da Vale intensificar um sistema de monitoramento de possíveis deslocamentos, verticais e horizontais, através de levantamento topográfico de precisão”, informou a ANM em nota enviada ao Estado de Minas nesta quarta-feira. 

Ainda segundo a nota, existem “pequenas” saídas de água (surgências), sem carreamento de sólidos, que já vêm sendo monitoradas nas inspeções da mineradora e reportadas à ANM pelo Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM). 

“A barragem B5 não apresenta nenhuma anomalia estrutural relevante digna de preocupação da sociedade. Após estas duas fiscalizações in loco, a ANM continuará acompanhando a estrutura de forma remota, conforme informações prestadas pela empresa ao SIGBM”, enfatiza a agência. A última vistoria da ANM havia sido realizada em setembro. 

Também por meio de nota, a Vale informou que havia inspecionado a barragem no último domingo, dia 15. “Não foram detectadas trincas e as surgências observadas são superficiais, sendo relacionadas ao período chuvoso. O nível de água nos instrumentos mostra que o sistema de drenagem interno da barragem está funcionando normalmente e o monitoramento continuará sendo feito de forma regular, tanto no aspecto visual, quanto em termos de pressão da água”, diz o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)