
Nas ruas e em pontos estratégicos serão posicionados e farão rondas nas áreas de intenso comércio 2.200 policiais militares na na capital mineira. Desses, 623 policiais são da academia e 450 do Batalhão Metrópole. Essa unidade, que é identificada pelos componentes de coletes verdes é formado por policiais administrativos, músicos, funcionários da saúde, mecânica, odontologia entre outros que conforme adiantou a reportagem do Estado de Minas, precisam cumprir dois dias no efetivo empregado em patrulhas. Nos bastidfores, é conhecido como um "Batalhão Virtual", com ações específicas nas ruas de BH.
De acordo com o conceito operacional da Operação Natalina 2019 e Operação Férias Seguras 2020, o objetivo é "intensificar as atividades de polícia ostensiva em suas diversas modalidades, visando à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, de forma a impedir a ação dos cidadãos infratores no período". O comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Anderson de Oliveira, destacou a importância para as compras do fim de ano e demais atividades em janeiro. "Temos um desafio histórico à frente, pois dezembro de 2018 já foi o com menor criminalidade dos últimos anos", compara.

Além dos policiais nas ruas, os olhos eletrônicos utilizando câmeras PTZ de alta resolução auxiliarão na identificação de movimentos suspeitos. São 966 que podem ser acionadas, entre equipamentos da PMMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, sem falar na Central móvel com plataforma elevadiça que está postada na Praça da Estação, ampliando a cobertura visual.

As viaturas expostas durante o lançamento das operações, tinham também a companhia de dois blindados da corporação. Os helicópteros do Comando de Aviação do Estado (Comave) também terão missões específicas, de acordo com essa fonte. "Se tiver um assalto a mão armada ou um crime nos grandes centros comerciais, o helicoptero decola em 30 segundos e com um minuto já estará sobrevoando o Minas Shopping, o Shopping Del Rey, o BH Shopping ou o Bulevar Shopping", afirma.
