(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reforço no policiamento para fim do ano terá 3 mil PMs a mais na Grande BH

Polícia Militar lança operações para BH e região metropolitana durante o período de Natal e férias. Ações começaram ontem por causa da Black Friday e seguem até 31 de janeiro


24/11/2018 06:00 - atualizado 24/11/2018 07:58

Patrulhamento será mais ostensivo na capital para coibir a criminalidade, facilitada também pela exposição de dados de usuários em redes sociais (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Patrulhamento será mais ostensivo na capital para coibir a criminalidade, facilitada também pela exposição de dados de usuários em redes sociais (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Mais 3 mil militares estarão nas ruas da Região Metropolitana de Belo Horizonte reforçando o policiamento neste fim de ano. Em todo o estado, serão quase 5 mil homens a mais. Ontem, a Polícia Militar (PM) lançou, na Praça Rio Branco, no Hipercentro da capital, as operações Natalina 2018 e Férias Seguras 2019. As ações, que têm início geralmente no início de dezembro, foram antecipadas este ano por causa da Black Friday, que já movimenta as ruas para as compras do período mais esperado pelo comércio.

Na capital, os policiais vão se posicionar em locais de maior fluxo de pessoas, como as regiões do Hipercentro, de Venda Nova, Barreiro, os bairros Padre Eustáquio e Alípio de Melo (Noroeste de BH) e Savassi (Centro-Sul). O reforço vai contar com militares da academia de polícia e do corpo administrativo. O comandante de Policiamento da Capital, coronel Anderson de Oliveira, destacou que, este ano, houve redução de 36% na quantidade de crimes violentos em BH. Este mês, a diminuição foi de 47%. No ano passado, foram 17,5% a menos. Os crimes violentos incluem homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, roubos, extorsões mediante sequestro e sequestros e cárceres privados. “São 13,5 por 100 mil habitantes. Estamos retornando aos patamares de 19 anos atrás”, destacou o coronel.

A Operação Natalina começou ontem e encerra no último dia de dezembro. A Operação Férias Seguras começa logo no dia seguinte, vai de 1º a 31 de janeiro. “Em face da percepção dos costumes e da movimentação das pessoas na cidade, a PM antecipa a operação natalina este ano”, afirmou o chefe da sala de imprensa da corporação, major Flávio Santiago. A corporação terá um policiamento a pé pelas ruas, em operações de blitze e no patrulhamento de estradas. Haverá ainda ações preventivas pontuais em aglomerados, como forma de combate ao narcotráfico.

NOVA ATENÇÃO Enquanto no ano passado o foco foi evitar os roubos a residências, neste ano a PM volta as atenções para a criminalidade facilitada pelas redes sociais. “Orientamos a população a reduzir a exposição nas mídias sociais neste período. Sabemos que muitos crimes foram cometidos pelo monitoramento (dos bandidos) de como as pessoas se comportam e quando saem. Estamos reforçando as redes de vizinhos protegidos para fazer com que o manejo de mídias sociais seja potencializado”, informou o major Santiago. Em BH, as redes estão presentes em todos os bairros. Em Minas, entre redes físicas e virtuais, há mais de 5 mil.

Em todo o estado, de acordo com a PM, este ano, o número de crimes violentos caiu 35% em relação ao ano passado. Na comparação de 2017 com 2016, a diminuição foi de 16%. A presença dos policiais em rodovias visa reforçar ainda o combate à criminalidade em cidades do interior cujo efetivo é pequeno e, por isso, se tornam alvo de bandidos que as invadem para explodir caixas eletrônicos. “A PM vem com uma redução histórica de 50% nessa modalidade de crime, porque tem equipe fazendo o patrulhamento nas rodovias, o que permite agir de forma rápida e impedir o crime, como ocorreu em Frutal recentemente”, afirmou Flávio Santiago.

No início do mês, um bando fortemente armado entrou na cidade do Triângulo Mineiro, mas não chegou a explodir caixas, porque a PM chegou rápido ao local e frustrou a ação. Houve tiroteio e morte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)