Publicidade

Estado de Minas

Com estoques em nível crítico, Hemominas convoca doadores de sangue O negativo

A rede registra queda de mais de 50% no estoque desse tipo sanguíneo


postado em 12/11/2019 09:18 / atualizado em 12/11/2019 09:34

(foto: Ramon Lisboa/EM - 17/02/2017)
(foto: Ramon Lisboa/EM - 17/02/2017)
Às vésperas do feriado da Proclamação da República, quando é esperada uma queda no número de doadores de sangue, a Fundação Hemominas faz um apelo aos doadores voluntários - em especialmente os do grupo O negativo - para que compareçam às unidades para fazerem a doação.

De acordo com a rede, o estoque desse tipo de sangue se encontra em nível crítico. O tipo O negativo é considerado doador universal e é fundamental em casos de cirurgia e outras emergências.
Como houve uma queda de mais de 50% no estoque do sangue O negativo em todo o estado, a fundação busca convocar doadores para que a situação seja normalizada, aumentando o número de bolsas desse tipo sanguíneo, atendendo assim à demanda dos pacientes.
 

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue.
Quem estiver em boas condições gerais de saúde; 
Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis;
Quem pesa acima de 50 kg;
Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar

Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas, execução recebte de tatuagens.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


Publicidade