(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar de BH para assumir diocese de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas

Dom Edson Oriolo dos Santos será empossado em 25 de janeiro de 2020, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina


postado em 30/10/2019 08:56 / atualizado em 30/10/2019 09:25

(foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
(foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
Mudanças no clero em Minas, por determinação do papa Francisco. O sumo pontífice nomeou nesta quarta-feira (30) o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Edson Oriolo dos Santos, como novo bispo diocesano de Leopoldina, na Zona da Mata. Em mensagem enviada de Roma, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a dom Edson e destacou sua “importante contribuição nos muitos trabalhos da Arquidiocese de BH”. Ele será o oitavo bispo da arquidiocese criada pelo papa Pio XII (1876-1958).

De acordo com informações da Arquidiocese de BH, o início do ministério de dom Edson em Leopoldina será dia 25 de janeiro de 2020, com celebração eucarística, às 9h, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina.

Dom Edson José Oriolo dos Santos é mestre em filosofia social pela PUC Campinas, especialista em Aristóteles, pela Unicamp, e em Marketing, pela Universidade Gama Filho. Também pela Universidade Gama Filho, é pós-graduado em gestão de pessoas. Filho de José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos, nasceu em 18 de setembro de 1964, em Itajubá, na Zona da Mata, cidade em que foi ordenado sacerdote na Matriz de São José Operário, em 5 de maio de 1990.

Também formado em filosofia, pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre, e em Teologia, pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP), dom Edson exerceu na Arquidiocese de Pouso Alegre, no Sul de Minas, os cargos de vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino, titular das paróquias Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, e do Bom Jesus, além de cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Exerceu ainda a função de professor em várias disciplinas relacionadas à filosofia no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre e também atuou como promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese. Na Paróquia Bom Jesus, dom Edson implantou a Pastoral Urbana, que o tornou referência no país sobre o tema, principalmente em gestão eclesiástica. É conferencista e pregador em diversas dioceses do país.

Em 15 de abril de 2015, dom Edson foi nomeado pelo papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de BH. A ordenação episcopal foi celebrada na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Na Arquidiocese de BH, entre outros trabalhos, dom Edson é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) e orienta e acompanha as iniciativas da Pastoral do Dízimo no âmbito arquidiocesano.


Caríssimo irmão dom Edson,

Saúde e paz


“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Eis o pedido de Jesus a cada um de seus discípulos, prontamente acolhido pelo senhor, que é um dedicado servidor do Povo de Deus, sempre atento às necessidades das comunidades, contribuindo para a coordenação e realização de muitos trabalhos em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte desde 2015. Quatro anos atrás, o senhor, de coração aberto, acolheu a convocação do Papa Francisco para a bonita e desafiadora missão: ser bispo auxiliar da nossa amada Arquidiocese. Agora, novamente de coração aberto, o senhor abraça nova missão: ser bispo diocesano em Leopoldina.


Por tudo, somos gratos: ao seu “sim” à Arquidiocese de Belo Horizonte, à sua presença fraterna, à sua dedicação e à sua disponibilidade para a missão. Ao querido Povo de Deus da Diocese de Leopoldina, pedimos que o acolha de braços abertos, na certeza de que o senhor muito contribuirá para as iniciativas pastorais das comunidades de fé.


O evangelista Marcos, ao narrar o envio missionário dos discípulos, feito pelo Mestre Jesus, sublinha: “O Senhor os ajudava”. Esteja certo, dom Edson, que o Nosso Senhor sempre o ajudará nesta bonita missão do anúncio do Evangelho, agora no ministério de bispo diocesano de Leopoldina.


Deus ilumine seus passos, Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, interceda sempre por sua vida


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)