(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva causa desabamentos, inundações e estragos na Grande BH

Tempestade deixou motoristas ilhados, vítimas sob escombros após desabamento e córregos transbordaram


postado em 29/10/2019 18:37 / atualizado em 29/10/2019 20:50

Chuva no Bairro Novo Riacho, Em Contagem(foto: Jorge Lopes/EM/D.A. Press)
Chuva no Bairro Novo Riacho, Em Contagem (foto: Jorge Lopes/EM/D.A. Press)

A tempestade que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana nesta terça-feira (29) deixou estragos e alertas para a população. Desabamentos, inundações e transbordamento de córregos foram registrados após as fortes chuvas. Algumas ocorrências, inclusive, não haviam sido encerradas até as 20h30. 

No Barreiro, Bairro Bonsucesso, um idoso de 65 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de ficar sob os escombros de um muro que desabou na tarde desta terça-feira. A vítima teve um intenso sangramento na cabeça, e ainda não foi identificado pela corporação. A Defesa Civil foi acionada para uma vistoria do imóvel por causa de risco estrutural. Moradores aguardam confirmação para entrar no imóvel com segurança.


Uma escola ficou alagada no Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A Escola Estadual Melo Viana, na Rua Bom Sucesso, teve registro de grande volume de água escoando para dentro do prédio. Segundo relatos, a água atingiu a altura dos joelhos de um adulto, com grande risco de inundar as salas de aula. Bombeiros foram deslocados para resgatar os alunos e funcionários.

Um bebê de 15 dias ficou encurralado em uma casa inundada devido às fortes chuvas, no Bairro Tupi, Região Norte. Uma viatura dos bombeiros foi enviada ao local. Na mesma região, outra casa também ficou inundada. O incidente ocorreu próximo à uma escola municipal do Bairro Novo Aarão Reis. Uma viatura também foi deslocada para o local.

Um ônibus e um carro foram atingidos pela grande quantidade de chuva nesta terça. Os dois veículos tinham água até a altura dos faróis, no Bairro Camargos, na Região Oeste de BH. Segundo os bombeiros, uma viatura esteve no local e as pessoas que estavam dentro dos veículos conseguiram sair.

Na avenida Tereza Cristinaduas pessoas ficaram ilhadas sob dois carros. Os militares as retiraram com segurança. A Defesa Civil, pelo monitoramento visual, determinou que as instituições fechassem os estabelecimentos antecipadamente na mesma avenida, juntamente com a Vilarinho

Cidade Administrativa teve seu estacionamento alagado(foto: Rede Social / Reprodução)
Cidade Administrativa teve seu estacionamento alagado (foto: Rede Social / Reprodução)

A precipitação não poupou nem mesmo a Cidade Administrativa, em Venda Nova, que teve seu estacionamento alagado. Inclusive o acesso ao subsolo por meio dos elevadores ficou bloqueado. Confira o vídeo:
 
 

Contagem

Os bombeiros foram chamados também em Contagem, no Bairro Tropical. Inicialmente, parte do teto de uma casa teria caído e uma moradora ficado presa sob os escombros. Posteriormente, foi constatado que não havia ninguém em casa na hora do desabamento. 

No Bairro Eldorado, atingido por fortes chuvas, carros e motos ficaram ilhados. Por volta das 18h, o nível da água já estava acima dos pneus na Avenida Francisco Firmo de Matos. Bombeiros foram até o local.

Na Avenida Sócrates Mariane Bittencourt, Bairro Cinco, cinco veículos foram alagados. Militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local para resgatar os motoristas e passageiros que tentavam se proteger da água.

No Bairro Novo Riacho, o alto volume de chuvas causou inundação e complicou o trânsito. Na Rua Rio Comprido, esquina com Sacramento, uma carreta quebrou uma árvore e puxou a fiação do poste.

Carreta bate em árvore e danifica fiação(foto: Jorge Lopes/EM/D.A. Press)
Carreta bate em árvore e danifica fiação (foto: Jorge Lopes/EM/D.A. Press)

Betim

Em Betim, na Rua Antônio Dias, Bairro Industrial São Luiz, próximo ao Parque Ecológico, cerca de 10 pessoas estavam ilhadas no interior de uma casa. O grupo conseguiu quebrar uma parede e todos saíram. Ninguém ficou ferido. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi deslocada para o local.
 

Lagoa Santa 

Ainda na Grande BH, desta vez em Lagoa Santa, um barco virou na lagoa que dá nome à cidade, em frente à Aeronáutica. Quatro pessoas ficaram ilhadas no local e uma viatura do Corpo de Bombeiros se deslocou para o salvamento.  

 

Uma embarcação particular ajuda os bombeiros a salvar as vítimas no local.

 

Santa Luzia 


No Bairro Palmital, em Santa Luzia, na região metropolitana, uma casa foi inundada. No segundo andar do imóvel, estavam dois recém-nascidos. O nível da água atingiu as escadas de acesso para o ambiente em que estavam os bebês. O Corpo de Bombeiros enviou uma viatura no local. 

Transbordamento de córregos

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para de possibilidade de inundação na Região da Pampulha, Barreiro, Oeste, Venda Nova, Nordeste, por causa do risco de transbordamento nos seguintes locais:
  • Ribeirão Onça - evite trafegar pela estrada Belo Horizonte-Santa Luzia, nos trechos da MG-020
  • Córregos Ressaca e dos Coqueiros - evite trafegar no Bairro Alípio de Melo
  • Ribeirão Arrudas - evite trafegar pela Avenida Tereza Cristina 
  • Córrego Ferrugem - evite trafegar no Bairro Cidade Industrial, em Contagem
  • Córregos da Avenida Abolição, Avenida C e Joaquim Pereira ou da Avenida Liege - evite trafegar pelo Bairro Jardim Comerciários
  • Córrego Vilarinho - evite trafegar pelas regiões baixas de Venda Nova
  • Córregos do Brejo do Quaresma, Bezerra e Lagoinha - evite trafegar pelo Bairro Mantiqueira
* Estagiárias sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)