(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MPF quer audiência pública da Anac sobre o Aeroporto Carlos Prates e não descarta fechamento do terminal

Aeronave caiu na última segunda-feira e deixou quatro mortos e dois feridos, ainda internados em estado grave


24/10/2019 16:55 - atualizado 24/10/2019 17:18

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faça uma audiência pública para discutir condições de segurança do Aeroporto Carlos Prates, no Bairro Padre Eustáquio, Região Noroeste de Belo Horizonte. O MPF questiona a ineficácia das medidas.

Na segunda-feira, um acidente com uma aeronave que decolou do terminal matou quatro pessoas e deixou dois feridos, ainda internados no Hospital Pronto-Socorro João XXIII, na capital. Em abril, outro acidente matou uma pessoa.

O MPF põe em xeque a segurança do terminal, embora os órgãos públicos apontem que o aeroporto funciona conforme as regras.



"Os aviões estão caindo e está tudo bem? O aeroporto não está condizente em segurança. A simples afirmativa de que as normas estao sendo cumpridas é insuficiente", afirma o procurador da República Fernando de Almeida Martins.

A Anac terá o prazo de 15 dias a partir de hoje para marcar a audiência.A Infraero, Comando da Aeronáutica, população, escolas de aviação e demais envolvidos serão convocados.

Entre os questionamentos, está a fiscalização focada em voos comerciais, além da falta de profissionais para desempenhar a tarefa. "O fechamento é uma medida extrema. Existem várias outras possibilidades", diz. 

As providências serão discutidas durante a audiência, entre elas o fechamento e eventual transferência de atividades para o Aeroporto da Pampulha, na Pampulha. "Os órgãos terão obrigação de avaliar as sugestões trazidas durante a audiência pública", reforça o procurador.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)