(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem calor acima de 33°C e fica em alerta devido ao tempo seco; veja a previsão

Umidade relativa do ar subiu nesta terça-feira, um dia depois que a capital mineira registrou o dia mais seco do ano. Mesmo assim, os índices são preocupantes e podem causar danos a saúde


postado em 15/10/2019 15:59 / atualizado em 15/10/2019 16:06

A umidade relativa do ar ficou em 15% nesta terça-feira(foto: Paulo Filgueiras/EM?DA Press)
A umidade relativa do ar ficou em 15% nesta terça-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM?DA Press)

O calor voltou para Belo Horizonte. Os termômetros voltaram a disparar na capital mineira. A temperatura máxima ultrapassou 33°C na tarde desta terça-feira. A umidade relativa do ar melhorou e atingiu 15%, o que é considerado estado de alerta.  Na segunda-feira, a cidade teve o dia mais seco do ano, com o 12%. Para se ter ideia, o valor considerado ideal é de 60%.

Mesmo com a melhora da umidade, os moradores continuam sentindo os efeitos do calor e do tempo seco. Na tarde desta terça-feira, o índice mais baixo foi registrado na estação meteorológica localizada na Pampulha. Lá ficou em 15%, pouco acima dos 14% registrados na segunda-feira. Já no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da cidade, o valor ficou em 22%, ontem chegou a 12%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%. Esses valores baixos são comuns nesta época do ano. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de baixa umidade até 18h desta terça-feira.

Calor escaldante


A temperatura subiu em Belo Horizonte. A cidade voltou a registrar calor acima dos 33°C. Por volta das 15h, na Pampulha, os termômetros marcaram 33,5°C. Na segunda-feira, a máxima ficou em 32,5°C. “A sensação de calor é maior, também, por causa do aumento da umidade relativa do ar”, explicou o meteorologista Cleber Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os moradores devem se acostumar com o calor nos próximos dias. Um refresco deve ser apenas no fim de semana. “Uma frente fria está no Sul do país e deve chegar em Minas na sexta-feira. No sábado, podemos ter pancadas de chuva em Belo Horizonte. No domingo, as chances aumentam”, afirma o meteorologista.

Recomendações


Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos a saúde. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.

Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)