(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onde levar a meninada no Dia das Crianças para se divertir sem gastar nada com isso?

Presente de Dia das Crianças é muito bom, mas como a data de brincar com a meninada caiu num sábado, veja atrações gratuitas para levar os filhos em Belo Horizonte


postado em 08/10/2019 07:53 / atualizado em 09/10/2019 14:21

Presente é bom, mas brincar em espaços públicos de graça é diversão para a família(foto: Chuveiro Estúdio Criativo/Divulgação)
Presente é bom, mas brincar em espaços públicos de graça é diversão para a família (foto: Chuveiro Estúdio Criativo/Divulgação)
Comprar o brinquedo ideal nem sempre basta para trazer a felicidade aos pequenos no Dia das Crianças. Brincar com os filhos, em família, pode ser uma experiência alegre para todos aproveitando que o 12 de outubro cai num sábado neste ano de 2019. Pensando assim, o Estado de Minas sugere destinos com atividades gratuitas para a criançada se divertir com a família e os amigos em BH.

Tem de tudo, desde atividades e brincadeiras monitoradas a experiências sensoriais e outras que mostram como o conhecimento pode ser divertido, estimulando a criatividade e a curiosidade da criançada.

Criançada atenta no Fantástico Mundo da Criança, no Parque das Mangabeiras, uma das atrações de 2019(foto: PBH/Divulgação)
Criançada atenta no Fantástico Mundo da Criança, no Parque das Mangabeiras, uma das atrações de 2019 (foto: PBH/Divulgação)
Curiosidade: O dia 12 de outubro foi instituído no Brasil por força de lei, em 1924, após o Rio de Janeiro, que era a capital federal, ter criado um evento para as crianças com grande adesão. A data se manteve. Mas, mundo afora, outras datas marcam o dia dos pequenos. Como na Alemanha, que escolheu o dia 20 de setembro, a nossa vizinha, Argentina, que reserva o segundo domingo de agosto, a Espanha, com o segundo domingo de maio e os Estados Unidos, onde a diversão fica para o primeiro domingo de junho.

Confira a programação em BH:

Circuito Praça da Liberdade

Jardins da Casa Fiat de Cultura

Que tal aproveitar o dia para aprender a construir brinquedos que por gerações divertiram a meninada? Os participantes do Encontros com o Patrimônio irão criar brinquedos com materiais recicláveis e brincar de passa anel, pula corda, rouba bandeira e amarelinha. Toda a família está convidada para relembrar e compartilhar com os pequenos as brincadeiras que passam de geração em geração. Horários: 10h30, 14h e 16h. Entrada gratuita. Para mais informações, ligue para (31) 3289-8910.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Primeira edição do Festival Canção Criança, com oficinas, instalações e apresentações musicais desenvolvidas para crianças que se encontram na primeira infância. Entre as atividades, show inédito de Badi Assad.
10h às 18h – Instalação sensorial com Aldeia Jabuticaba – Pátio – Gratuito
11h às 12h – Intervenção brincante grupo Festa de Rei no pátio do CCBB – Gratuito
14h às 15h – Apresentação/vivência “Bumba Meu Boi” com grupo Festa de Rei – Sala Multiuso – Gratuito
17h às 18h – Cia Pé de Moleque show “Minhas Primeiras Canções” no Teatro I – – R$ 30 inteira e R$ 15,00 meia

Espaço do Conhecimento UFMG

Brincadeira acessível ensina Libras para os pequenos no Espaço do Conhecimento UFMG. Conduzida pela atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade, a atividade Trilha do Conhecimento em Libras começa às 10h. Pensadas para ouvintes e surdos, as brincadeiras vão exercitar a mente da garotada, trazendo alguns sinais básicos do idioma

Fantástico Mundo da Criança (Prefeitura de BH)

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

(Avenida Afonso Pena, 1.377 - Centro)
 
9h às 12h – Dia das Crianças Alvinegro - Local: Coreto. Embaixadores do Galo - distribuição de brindes, presença das mascotes do time.

10h às 14h
 – Resgate de brincadeiras antigas: as crianças poderão aproveitar o espaço do Parque para conhecer e brincar com jogos e atividades recreativas que resgatam brincadeiras tradicionais. Local: Praça do Trenzinho.

10h às 14h - Brincando com os ODS: jogos da memória, de tabuleiro, de cartas e outras brincadeiras apresentarão para os participantes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que foram definidos pela Organização das Nações Mundiais para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de todo o planeta. Local: Praça do Trenzinho.

11h – Espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança (Ato de Leonardo Cortez) – Local: Praça do Trenzinho. Quatro histórias engraçadas são contadas com música e linguagem de circo e teatro, que envolvem a plateia e ensinam sobre como alcançar os próprios objetivos com um pouco de conhecimento sobre planejamento financeiro e controle orçamentário.

12h às 14h -  Projeto Manuelzão - Local: Praça do Trenzinho. O Ônibus do Manuelzão é uma unidade móvel de educação ambiental focado no tema: Água Doce. Apresenta os peixes da bacia do Rio das Velhas, como dourado, barrigudinho e piranha, além dos Bentos, animais invertebrados que auxiliam no biomonitoramento das águas. Traz inda a Maquete do Rios das Velhas, demonstrações de disponibilidade de água, e também compara amostras de água de lugares preservados, como cachoeiras, e de lugares alterados como a Lagoa da Pampulha e o Rio Arrudas.

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

(Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã - 10h às 14h)

09h30 - Meditação Sahaja Yoga e Mitologia Indiana - no Espaço Multimeios.
 
10h às 14h - UFMG (Laboratório de Ecologia de Bentos, Laboratório de Ecologia de Peixes) - na Praça do Sol.
Brincando de Cientista: Conhecendo os pequenos habitantes de riachos e os bioindicadores de qualidade de água.
Exposição lúdico-interativa sobre bioindicadores de qualidade de água e sobre a qualidade e disponibilidade de recursos hídricos e pequenos peixes de riachos. Por que é importante conservá-los? Venha conhecer um pouquinho desses peixinhos incríveis! Curiosidades sobre comportamento e o corpo de peixes de riachos.

10h às 14h – Resgate de brincadeiras antigas: as crianças poderão aproveitar o espaço do Parque para conhecer e brincar com jogos e atividades recreativas que resgatam brincadeiras tradicionais. Local: Praça do Sol.

10h às 14h - Brincando com os ODS: jogos da memória, de tabuleiro, de cartas e outras brincadeiras apresentarão para os participantes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que foram definidos pela Organização das Nações Mundiais para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de todo o planeta. Local: Praça do Sol

10h – Segunda Pretinha - Local: Tenda do Bosquinho. Espetáculo teatral.

Parque das Mangabeiras

(Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras - 9h às 16h) 

Praça das Águas:

  • Exposição Fotográfica: “Fauna do Parque das Mangabeiras”, com registro das várias espécies de animais que habitam o parque.
  • Oficinas de Educação Ambiental e Recreação
  • Jogo do Quati: Jogo de tabuleiro gigante onde os jogadores são as peças do jogo, e aprendem brincando sobre os moradores mais ilustres do Parque das Mangabeiras: os quatis
  • Brincando com os ODS: jogos da memória, de tabuleiro, de cartas e outras brincadeiras apresentarão para os participantes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que foram definidos pela Organização das Nações Mundiais para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de todo o planeta
  • Resgate de brincadeiras antigas: as crianças poderão aproveitar o espaço do parque para conhecer e brincar com jogos e atividades recreativas que resgatam brincadeiras tradicionais
  • Jogos de internet e vídeo games – SAGA: espaço com jogos eletrônicos onde crianças e adultos poderão se divertir
  • End Polio Now: campanha de prevenção da Poliomielite e de incentivo à vacinação, promovida pelo Rotary Club
  • SAMU Educa: atividades educativas para prevenção de acidentes domésticos com crianças, e demonstração dos procedimentos e atendimentos do SAMU
  • Espaço de Lazer do SESC MG, brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro, cama elástica, além de brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas e jogos recreativos.
  • Recreação: brincadeiras e jogos com monitores da Globe Trotter Intercâmbio
Teatro de Arena: 
 
9h – Espetáculo Palhaçada no Parque – o Palhaço no Picadeiro, com o Grupo Circo Aloma
Dois artistas chegam ao circo procurando emprego. Mesmo sem ter nenhuma habilidade como trapezista, malabarista, acrobata ou, equilibrista, os dois aceitam passar pela prova. Começa aí a confusão e as gargalhadas da plateia

10h - Espetáculo Uma Aventura no Mundo do Tudo é Possível, com o artista Edu Pio
“Uma Aventura no Mundo do Tudo é Possível” é um show brincante do artista Edu Pio com o seu personagem Super Pamp, um super-herói musical belo-Horizontino. Super Pamp embarca com a sua Naviola para um novo Mundo, o Mundo do “Tudo é Possível”, tendo como passageiros crianças de 0 a 120 anos, para aprender e ver que lá, não existe nenhum tipo de preconceito

11h - Espetáculo Nem tudo que há no Lixo não é lixo não!, com Dona Recicla e Dom Cata Tudo
O espetáculo cênico-musical traz questionamentos e reflexões sobre o que nós descartamos diariamente chamando de lixo. De forma lúdica, interativa e extremamente prazerosa os personagens criam novos conceitos junto à plateia

13h - Espetáculo O Circo Chegou, com a Trupe Gaia
Trazendo a diversidade do circo, o espetáculo acontece no clima do Circo de Picadeiro. Malabares, equilibrismo, mágica, palhaço, numa mistura do circo contemporâneo com o circo tradicional

14h30 - Espetáculo Palhaçada no Parque – o Palhaço no Picadeiro, com o Grupo Circo Aloma
Dois artistas chegam ao circo procurando emprego. Mesmo sem ter nenhuma habilidade como trapezista, malabarista, acrobata ou, equilibrista, os dois aceitam passar pela prova. Começa aí a confusão e as gargalhadas da plateia

Teatro Marília

(Avenida Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia - 3277-6319 - 15h às 17h)

Oficina de Gambiologia
Noções básicas de eletrônica, circuitos e design por meio da construção de lanternas de LED customizadas. Para a criação dos dispositivos, serão reutilizadas embalagens plásticas de produtos industriais diversos. Ministrada por Fred Paulino, artista, designer, curador e pesquisador com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular.

Teatro Francisco Nunes

(Avenida Afonso Pena, s/nº – Centro - 3277-6325)

Encontros Brinquedos e Brincadeiras - ELA Escola Livre de Artes - Arena da Cultura - 14h às 16h
Os encontros de brinquedos e brincadeiras são destinados ao público de todas as idades. A partir do brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças, e também seus familiares, são estimuladas a vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, o contato com a natureza, as brincadeiras presentes na memória da comunidade e o reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
 
Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico - 16h
O Palhágico Chaveirinho une o encantamento da arte mágica com a comicidade do palhaço, levando ao público encantamento, surpresas e muitos risos. Com a sua lógica e olhar sobre o mundo diferenciados, está pronto para revirar o sentido das coisas e levar a alegria, diversão e risos para as crianças e adultos. A sua apresentação propõe a participação e integração com o público que, além de ajudar nas mágicas, participa na solução dos problemas criados e complicados pelo palhaço.

Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)

Os Jardins do Palácio das Artes estarão abertos no sábado para receber as crianças com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras. Os portões que ligam o Parque Municipal Américo Renné Giannetti ao Palácio das Artes ficarão abertos durante todo o evento. A programação inclui concerto para bebês, teatro de bonecos, oficinas artísticas, exibição de curtas e visitação ao Planetário Móvel, das 10h às 17h, confira:

10h - Concerto para Bebês
11h - Oficina de Aquarelas e Colagem
11h - Teatro de Bonecos – Grupo Fazmerir
12h - Coral infanto-juvenil
13h - Contação de histórias
14h - Cineminha
15h - Feira de Troca de Brinquedos e Brinquedos Cantarolantes com Rodrigo Libânio Christo
16h - Oficina de Barangandão
17h - Encerramento

Projeto “Oba, é feriado!” em Contagem

Contagem recebe edição do “Oba, é feriado”. Grupo Trampulim, Palhaço Popó, Rúbia Mesquita, Sociedade do Riso, Grupo CircoLar, oficinas, jogos e brincadeiras animam o evento em uma das principais praças de Contagem. Sua proposta é resgatar a história por trás de cada data comemorativa e oferecer uma programação de qualidade para a diversão de toda a família. A celebração com uma ampla e diversificada programação cultural gratuita ocorre na Praça da Glória, das 9h às 13h.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)