(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Salão do Livro oferece atrações gratuitas para crianças e adolescentes até domingo

Casa Raja Shopping recebe o público leitor infantil mineiro em homenagem ao poeta Libério Neves


postado em 03/09/2019 18:47 / atualizado em 03/09/2019 19:28

Feira de Livros no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Feira de Livros no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Valorizar a leitura e despertar esse hábito na infância. É com esse objetivo que o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais chega à quinta edição. A programação começou ontem e vai até domingo (8) no Casa Raja Shopping, na Região Oeste de Belo Horizonte. Este ano, o tema é “Tem criança, tem poesia”. O título é uma referência ao autor homenageado, Libério Neves, que começou a sua trajetória como poeta. O evento, que tem entrada gratuita, oferece diversas atrações para os visitantes. Tem contação de histórias, oficinas de escrita criativa, bate-papos com os autores, mesa sobre humor na literatura, lançamentos de livros e outras apresentações artísticas. Tudo isso paralelamente a uma feira de livros.

"Antes de produzir a literatura infantil Libério Neves fez uma produção poética muito importante", destaca a coordenadora geral do salão, a jornalista Leida Reis, lembrando também de seu afeto com o gênero. “Acredito que a poesia está em toda escrita para crianças, mesmo no livro de prosa. O que conquista a criança é a poesia. E o meu próprio fascínio pela literatura começou justamente com a poesia”, conta Leida.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 30 mil pessoas visitem o Salão do Livro até domingo. Escolas municipais e particulares de Belo Horizonte já agendaram visitas. Também estão programadas excursões de escolas de outros municípios da Grande BH, como Caeté e Lagoa Santa. A coordenadora do salão destaca a importância de um evento como este na capital mineira. "Existe uma carência da própria rede escolar e o salão é fundamental nesse sentido porque incentiva a leitura. Ao mesmo tempo, acaba sendo um grande fator gerador de novos leitores e de fortalecimento dos já leitores. Ele reforça a importância da leitura."

Contação de histórias no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Contação de histórias no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A feira é uma ótima oportunidade para pais e filhos se conectarem com o mundo da leitura. A carioca Katja Polisseni, de 46 anos, mora em Barcelona com a família e está passando as férias de verão em Belo Horizonte. Ela aproveitou a tarde para levar o filho Davi, de 9, e o sobrinho Daniel, de 3, para passear. “Estou achando legal a presença de vários escritores aqui, porque as crianças acabam conversando com eles”, disse. Para ela, esta á uma oportunidade de aproximar o filho da língua portuguesa. “Sempre que venho ao Brasil levo os livros. Lá na escola dele tem atividades de tradução e ele adora”, contou.

Para a moderadora de conteúdos, a valorização da cultura brasileira e a interação do filho em tempos de tecnologia é fator importante no consumo da leitura. “Acho que é legal para as crianças se envolverem com o universo da criação, ter contato com outras pessoas”, disse Katja.

Livros grátis para alunos

O evento recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação, que vai levar milhares de alunos da rede municipal para visitar o Salão e participar das atividades culturais e o Casa Raja Shopping, que viabilizou o evento, oferecendo espaço e suporte para receber o público estimado.

Estudantes da rede municipal de todas as regiões de Belo Horizonte que participam da feira, recebem um vale-livro no valor de R$ 25. Eles escolhem o livro, leem e depois devolvem para a biblioteca da escola.


Libério Neves

Libério Neves é o escritor homenageado em 2019(foto: Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019/Divulgação)
Libério Neves é o escritor homenageado em 2019 (foto: Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais 2019/Divulgação)
O autor homenageado desta edição é o poeta e escritor de literatura infantil Libério Neves. Libério nasceu em Buriti Alegre, em Goiás, mas se considerava 'goianeiro', uma mistura de mineiro e goiano. Seu primeiro livro foi publicado em 1965: 'Pedra solidão'. Suas poesias eram fortemente influenciadas pelo concretismo e os irmãos Haroldo e Augusto de Campos, pela Imprensa Oficial. O livro venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte no ano anterior.

Na primeira edição do Suplemento Literário, em 1966, viu com surpresa um poema dele sendo publicado, por escolha de Murilo Rubião e depois foi trabalhar na redação do Suplemento, que descrevia com um grande ponto de encontro de intelectuais. Antônio Libério Neves também foi fundador da revista 'Veredas', escritor do Suplemento Literário e participou da exposição da primeira Semana Nacional de Poesia de Vanguarda. É autor ainda dos livros 'Mineragem', 'Olhos de Gude', 'Memórias dos Cães' e o 'Cavalo Amarelo'. Libério faleceu no último 11 de agosto.

Programação

Evento tradicional do calendário literário de Belo Horizonte, o Salão começou em 2000 como “Salão do Livro e Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa”, que permaneceu na agenda cultural de BH, anualmente, até 2007. Em 2011 o Salão retornou, idealizado para o público Infantil e Juvenil, e tem ocorrido desde então.
 
A partir do tema escolhido, a curadoria do evento preparou uma programação que valoriza a poesia como texto importante para as crianças, mas não somente isso: temas como o humor, a fantasia, o terror, a espiritualidade, o cordel, os quadrinhos e muito mais. Além da homenagem póstuma ao poeta Libério Neves, que dará nome ao principal espaço de apresentações, a Biblioteca Libério Neves, também haverá uma homenagem ao editor Alencar Mayrink da Lê.

Nomes como Alessandra Roscoe, Victor Cafaggi, Rosana de Mont’Alverne, Tino Freitas, Lucas Guimaraes, Beatriz Myrrha, Paula Pimenta, Lalau, LauraBeatriz, Leo Cunha, Elizete Lisboa, Fabíola Farias, Stella Maris, Heloísa Davino, Carol Christo, Marcos Mota, Edmilson Ferreira, Marcelo Xavier, Olegário Alfredo são convidados especiais que as crianças vão poder conhecer.

A atração fica aberta das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. No sábado, funciona das 9h às 20h. No domingo, último dia de atrações, a feira fica aberta das 10h às 18h. O Casa Raja Shopping fica na Avenida Raja Gabáglia, 3.950, Bairro Estoril. 

Para acesso a programação completa acesse o site: www.salaodolivro.com.br

 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)