(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH amanhece coberta por fumaça e temperatura deve chegar aos 36°C

Início da manhã foi marcado pela poluição no céu. Como não há vento, fumaça deve continuar sobre a capital, segundo meteorologia


postado em 19/09/2019 09:00 / atualizado em 19/09/2019 09:10

Poluição vista do Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de Belo Horizonte(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Poluição vista do Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


fumaça que chamou a atenção dos belo-horizontinos na noite passada ainda toma conta do céu nesta quinta-feira. Principalmente no início da manhã, o fenômeno era visto com mais clareza principalmente nas partes mais altas da capital. Ainda não há previsão de alívio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o calor continua intenso hoje. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobertura de fumaça é uma consequência das diversas ocorrências de incêndios na vegetação no entorno da cidade. Na quarta-feira, um dos focos estava em Nova Lima. Hoje, militares combatem chamas na BR-262, em Sabará

Amanhecer com céu encoberto no Centro de Belo Horizonte(foto: Fred Bottrel/EM/DA Press)
Amanhecer com céu encoberto no Centro de Belo Horizonte (foto: Fred Bottrel/EM/DA Press)


“Quando ocorrem essas queimadas nas proximidades e há pouco vento, os poluentes ficam parados. Isso faz mal para quem sofre de problemas respiratórios”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Neste caso, as pessoas devem seguir as orientações para o clima seco, como beber bastante líquido e dormir em locais arejados, por exemplo. Conforme o meteorologista, como não há previsão de chuva ou ventos fortes, a fumaça deve continuar estacionada sobre a região ao longo do dia. 

Nesta manhã, internautas compartilharam fotos da fumaça em diferentes pontos da cidade. Confira:



A temperatura mínima em Belo Horizonte hoje foi de 19°C e a máxima deve chegar aos 36°C, com umidade relativa do ar de apenas 15%. No interior do estado, a previsão é de céu parcialmente nublado nas regiões dos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nelas, a umidade do ar deve ficar em torno de 35%. Claudemir Azevedo explica que a área recebe umidade do oceano, o que melhora um pouco mais a qualidade do ar. Nas demais regiões, a quinta-feira será de céu claro com névoa seca. 

A temperatura mínima no estado foi de 12°C no Sul e a máxima deve chegar a 41°C no Triângulo Mineiro. 

Para o meteorologista, ainda é um pouco cedo para falar de chuva em BH e na região metropolitana, mas existe uma tendência de mudança no clima. A princípio, pode haver precipitação no Sul do estado no fim de semana. 

(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)