(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como estará o tempo em BH neste fim de semana

Depois da capital sofrer com a marca de 33,7°C, a temperatura máxima cairá para 27°C no feriado


postado em 06/09/2019 19:26 / atualizado em 06/09/2019 21:23


BH terá temperaturas máximas de 27ºC neste sábado (7)(foto: Clima Ao Vvivo/Reprodução)
BH terá temperaturas máximas de 27ºC neste sábado (7) (foto: Clima Ao Vvivo/Reprodução)
Nesta sexta-feira (6), 5°C fizeram a diferença para Belo Horizonte. O vento e o céu parcialmente nublado acompanharam o dia do morador da capital mineira. A sensação de calor e suor a todo o momento, que predominavam na quarta-feira (3), com a marca de 33.7°C, deu uma trégua.
 
E a tendência deve ser a mesma neste feriado. Os termômetros poderão marcar no máximo 27°C e no mínimo de 17°C. O céu, possivelmente, estará claro e parcialmente nublado. No interior, o tempo varia entre nublado e parcialmente nublado.

A passagem de uma frente fria do litoral da Região Sudeste mudou a direção do vento e trouxe uma umidade do oceano para o continente. No Dia da Independência do Brasil, o tempo será menos seco, já que a umidade relativa do ar marcará entre 75% e 35% na capital mineira.
 
O fim de semana não contará com chuva, segundo Ruibran dos Reis, meteorologista do Climatempo. 
 

Interior de Minas

 
Os termômetros em São Romão, Norte de Minas, assustaram os meteorologistas com a marca de 39.8ºC nessa quinta-feira (5). Para o feriado, no entanto, a temperatura máxima deve cair para 36ºC. “ O município esteve ontem (quinta) com 10% de umidade do ar, sendo que, no deserto, o máximo que chega é 12%. Nunca vi nada igual” afirmou o meteorologista Ruibran dos Reis. 

Existe a possibilidade de chuviscos nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri no sábado (7). Já o restante do fim de semana céu será de céu nublado. Na Zona da Mata, o céu estará nublado no feriado e, no domingo (8), o tempo será parcialmente nublado. Nas demais regiões de Minas, o sol predominará, segundo Ruibran. 

O refresco na temperatura termina com a chegada do sol na próxima semana. “A frente fria acaba e ela entra em dissipação. A massa quente volta a predominar em todo o estado”, completa o especialista. 

O calor persistirá em todo o estado por vários meses, especialmente com a chegada da primavera no dia 23 de setembro. Espera-se, segundo o meteorologista, que a estação seja a mais quente dos últimos anos. Contará, também, com uma baixa umidade do ar.

Ruibran dos Reis ainda cita cuidados a serem tomados com a alta temperatura e a baixa umidade de ar. Entre eles estão a necessidade de tomar muito líquido, colocar uma vasilha com água nos quartos e uma toalha úmida na cabeceira da cama, para ampliar a umidade.
 
Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera índices entre 21% e 30% de umidade como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. A taxa ideal é de 60%.
 
*Estagiária sob supervisão da redação do Estado de Minas 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)