(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Galpão que pegou fogo em Betim tinha documentação regular; Defesa Civil faz vistoria

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros do imóvel tem validade até 2021. Galpão foi interditado após vistoria


postado em 04/09/2019 10:04 / atualizado em 04/09/2019 15:12

Bombeiros levaram sete horas para apagar o incêndio(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Bombeiros levaram sete horas para apagar o incêndio (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)


A fábrica de tintas que foi atingida por um incêndio de grandes proporções na noite de terça-feira em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava com documentação regular junto ao Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pela corporação na manhã desta quarta. O local foi vistoriado e interditado hoje

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do imóvel tem validade até 2021. O documento atesta as condições de funcionamento e manutenção de medidas de segurança contra incêndio e pânico de um lugar, em conformidade com projeto aprovado pela corporação.   Em 2013, os bombeiros indicaram irregularidades no imóvel, mas ontem a corporação não soube detalhar se as falhas haviam sido corrigidas.  

Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate ao incêndio levou sete horas e terminou por volta da 0h15 de hoje. Ninguém ficou ferido. Nesta manhã, uma equipe da Defesa Civil de Betim realiza vistoriou o imóvel destruído pelo incêndio e outro endereço próximo. A área é predominantemente industrial.

Equipes no local do incêndio nesta quarta-feira(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
Equipes no local do incêndio nesta quarta-feira (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


Por meio de nota, a prefeitura de Betim informou que, conforme levantamento da Superintendência de Defesa Civil, a área total construída da empresa é de 2,8 mil metros e a área atingida foi de 700 metros. “Os seguintes documentos não possuem impedimentos e estão em dia: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB), Alvará de Funcionamento e a Licença Ambiental”, diz o texto. 

Segundo o capitão Ramiro de Bastos Coelho, superintendente da Defesa Civil da cidade, o showroom da Graal Tintas não foi danificado, somente a área de fabricação, que foi interditada. Parte do muro de um imóvel próximo também foi isolada. 

(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


Sobre a situação dos moradores do bairro, ele destaca que é preciso que as pessoas fiquem atentas caso apresentem algum problema de saúde. “A fumaça é tóxica. Contudo, ontem avaliamos a dimensão dela e, a princípio, atingiu com grau de risco só a área industrial. Se chegou (à residencial) foi pouca coisa”, explicou. “Se tiver algum sintoma respiratório, é preciso procurar um posto de saúde. Se for algo mais grave, procurar uma unidade de emergência para avaliação”, aconselha.
 

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) 

O proprietário da empresa acredita que o local estava regularizado. “Toda documentação está certinha. Não vemos problema nenhum de nada. AVCB, Licença Ambiental… não sei de onde saiu isso que não tinha o Auto de Vistoria”, afirmou Décimo Teodoro Alves.

O empresário afirmou ainda que não dá para ter dimensão do prejuízo financeiro, mas que a empresa tem seguro. Segundo Décimo, o fogo ficou contido somente em um dos cinco galpões e os outros quatro operam normalmente. Ele afirmou que o local não foi comprometido pela Defesa Civil.
 

O incêndio

As causas do incêndio ainda serão apuradas, mas certo é que o fogo começou com o derramamento de combustível a gás, que se transforma em líquido quando entra em contato com o ar. As chamas tiveram início por volta das 17h40, próximo a tanques de solventes. “Tem três tanques cheios de um componente químico para fazer a tinta”, disse um dos funcionários, que preferiu manter o anonimato. Segundo ele, não havia ninguém na empresa no momento em que o fogo começou. Uma grande mobilização das forças de segurança foi montada no entorno da fábrica, que está localizada na Rua Gracyra Resse de Gouveia, 2.000, Bairro Jardim Piemonte. Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal faziam a segurança ao redor da edificação em chamas. Enquanto isso, os bombeiros combatiam o fogo.

Ver galeria . 15 Fotos Incêndio de grande proporções destrói galpão em Betim, na Região Metropolitana de Belo HorizonteJorge Lopes/EM
Incêndio de grande proporções destrói galpão em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Jorge Lopes/EM )

Segundo a corporação, o local vinha sendo usado para armazenar produtos altamente inflamáveis. Dois tanques de aproximadamente 15 mil litros de solvente corriam o risco de serem atingidos, mas o perigo havia sido minimizado até o fechamento desta edição. Os militares atuaram no resfriamento da estrutura. Só na primeira hora do incêndio, cerca de 100 quilos de resina tinham sido queimados. O gás combustível derramado atingiu a Rua Fiat, localizada atrás do imóvel.

Na noite passada, o coronel Anderson Almeida informou que há possibilidade de que a ocorrência tenha sido provocada criminosamente, mas só a perícia da Polícia Civil poderá dar um diagnóstico final.

(Com informações de Gabriel Ronan, João Henrique do Vale, Jorge Lopes e Luana Queiroz)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)