(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeita de sarampo fecha duas UPAs e três centros de saúde em BH nesta segunda

Protocolo de segurança para evitar contaminação foi colocado em prática em quatro oportunidades nesta segunda-feira. Minas Gerais já confirmou quatro casos da doença


postado em 02/09/2019 18:50 / atualizado em 03/09/2019 13:27

Entre as unidades que tiveram o atendimento suspenso está a UPA Venda Nova(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Entre as unidades que tiveram o atendimento suspenso está a UPA Venda Nova (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Os usuários das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) já estão se acostumando com a interrupção do atendimento por causa da suspeita do sarampo. Em 13 dias, o protocolo para evitar a contaminação pelo vírus, foi colocado em operação por 27 vezes. Neste segunda-feira não foi diferente. O risco de contágio da doença fez com que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e três postos de saúde suspender os trabalhos. A vacinação segue em todos os postos de saúde da cidade. As doses da vacina triplice viral – que protege ainda contra a rubéola e caxumba – são gratuitas.

Os casos aconteceram nas UPAs Nordeste e Venda Nova, que deixaram de receber, temporiariamente, os pacientes pela segunda vez em quatro dias. Além dos postos de saúde Marcelo Pontel, no Bairro Jardim Vitória, na Região Nordeste, Carlos Chagas, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul, e Alameda dos Ipês, em Venda Nova.

De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, a interdição de cada unidade que recebe um paciente com quadro suspeito de sarampo leva duas horas, em média. O protocolo do Ministério da Saúde prevê a suspensão da entrada de novos pacientes, verificação da situação vacinal de todas as pessoas que estão dentro da unidade e aplicação de doses para quem ainda não foi imunizado. Além disso, é feita uma completa desinfeção do espaço.

Casos de sarampo


O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais está cada vez mais próximo de aumentar, e com eles o nível de preocupação em relação à doença. Além dos quatro diagnósticos já comprovados no estado – a metade em Belo Horizonte –, outros cinco pacientes tiveram o exame preliminar positivo para a virose. Estão sendo investigadas ainda outras 73 notificações. Desse total de casos suspeitos, 56,4% são moradores de BH que apresentaram sintomas compatíveis.

A cada novo boletim epidemiológico do sarampo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) o temor fica cada vez mais próximo. Dados da pasta informaram sobre os cinco novos pacientes com exames preliminares positivos para sarampo. A confirmação depende de exames complementares, mas já é considerada provável pelas autoridades sanitárias mineiras. No levantamento anterior, de 22 de agosto, eram três pessoas com diagnóstico inicial para sarampo.

Desde o início deste ano foram notificados 249 casos suspeitos da doença provenientes de 92 municípios do estado. Desses, quatro foram confirmados. O primeiro é de um italiano que esteve na Europa entre dezembro do ano passado e janeiro. Ele mora em Betim, na Grande BH.  Os outros pacientes são um gesseiro de 25 anos, sem comprovante vacinal, que veio de Trindade (PE) no fim de janeiro e mora em Contagem, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte; um bebê de 1 ano, da capital, que foi vacinado em novembro do ano passado e começou a apresentar sintomas do sarampo em fevereiro; e uma adolescente de 13 anos, também de BH, que sofre de lúpus e viajou para Almenara e Porto Seguro (BA) em janeiro. M BH Com dois casos confirmados da doença, a capital investiga outras 44 notificações suspeitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)