(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UPA de Justinópolis suspende atendimentos por risco de sarampo

Unidade de Ribeirão das Neves aplicou neste domingo protocolo do Ministério da Saúde a partir da chegada de uma paciente com sintomas suspeitos para a doença


postado em 01/09/2019 14:42

Unidade que pertence a Ribeirão das Neves precisou suspender atendimentos por risco de sarampo(foto: Reprodução da Internet/Google Street View)
Unidade que pertence a Ribeirão das Neves precisou suspender atendimentos por risco de sarampo (foto: Reprodução da Internet/Google Street View)
Os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Acrízio Menezes, em Justinópolis, região que pertence a Ribeirão das Neves, na Grande BH, foram suspensos temporariamente neste domingo em virtude do risco de transmissão de sarampo na unidade.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, uma paciente deu entrada no local com sintomas suspeitos da doença. Por isso, foi feito bloqueio provisório para vacinar as pessoas que estavam na unidade na hora da chegada da paciente suspeita.

Enquanto ocorre a suspensão dos atendimentos, demais pacientes que chegam à UPA Justinópolis estão sendo encaminhados ao Hospital São Judas Tadeu e à UPA do Centro de Neves.

Ontem, a UPA de Venda Nova, em Belo Horizonte, também teve atendimentos suspensos por um período de duas horas para aplicação do mesmo protocolo indicado pelo Ministério da Saúde em caso de suspeita de sarampo. De acordo com a Secretaria MUnicipal de Saúde de BH, já foram 22 suspensões em 18 unidades da capital mineira desde 21 de agosto.

Sarampo em Minas Gerais


Desde o início deste ano foram notificados 249 casos suspeitos da doença provenientes de 92 municípios do estado. Desses, 167 foram descartados, 78 estão sob investigação e quatro foram confirmados. O primeiro é de um italiano que esteve na Europa entre dezembro do ano passado e janeiro. Ele mora em Betim, na Grande BH.

Os outros pacientes são um gesseiro de 25 anos, sem comprovante vacinal, que veio de Trindade (PE) no fim de janeiro e mora em Contagem, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte; um bebê de 1 ano, da capital, que foi vacinado em novembro do ano passado e começou a apresentar sintomas do sarampo em fevereiro; e uma adolescente de 13 anos, também de BH, que sofre de lúpus e viajou para Almenara e Porto Seguro (BA) em janeiro.

Belo Horizonte


Com dois casos confirmados da doença, a capital investiga outras 44 notificações suspeitas. Além do medo de infecção pelo vírus, a população vem enfrentando transtornos para se imunizar, com as filas, e com fechamentos temporários de unidades de saúde que recebem pacientes com quadros suspeitos de sarampo. Desde 21 de agosto, BH precisou interromper o atendimento por 21 ocasiões em postos ou unidades de pronto-atendimento (UPAs) do SUS. A primeira interdição parcial aconteceu na UPA Centro-Sul. O paciente, que tinha chegado de São Paulo, teve a confirmação preliminar de sarampo.

Morador do estado que passa por um surto da doença, o paciente recebeu vacina e depois foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, especializado no atendimento de doenças infectocontagiosas.

De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), ele recebeu alta no domingo. “O resultado do exame foi reagente para sarampo”, informou. No mesmo hospital, um outro paciente, também vindo de São Paulo, foi internado em 24 de agosto e deixou a unidade quatro dias depois. Outros pacientes foram levados ao Hospital Infantil João Paulo II, referência em pediatria, com suspeita da virose. Porém, o número de crianças atendidas e o estado de saúde delas não foram divulgados.

Veja unidades que já fizeram paradas nos atendimentos pelo risco de sarampo em BH


21/08 UPA Centro-Sul

22/08 Centro de Saúde São Geraldo

23/08 Centro de Saúde Lagoa

24/08 UPA Centro-Sul e UPA Leste

26/08 Centros de Saúde Califórnia, Tirol, Cafezal, Dom Joaquim, Felicidade I e II e UPA Nordeste – sendo que o caso já foi descartado para sarampo

27/08 UPA Venda Nova e Centro de Saúde Jaqueline II

28/08 Centros de Saúde Osvaldo Cruz, Nossa Senhora Aparecida e UPA Norte

29/08 Centros de Saúde Nova York, Paraíso e UPA Leste

30/01 UPA Nordeste

31/08 UPA Venda Nova

Com informações de João Henrique do Vale


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)