(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva de granizo nesta sexta-feira; veja previsão para o fim de semana

A precipitação, com a queda de gelo, aconteceu em diferentes regiões da cidade. Mas, durou pouco. Rapidamente o sol voltou a brilhar


postado em 23/08/2019 14:40 / atualizado em 23/08/2019 16:32

Moradores foram surpreendidos com a chuva que atingiu rapidamente a cidade(foto: Federico Teixeira/EM/D.A.Press)
Moradores foram surpreendidos com a chuva que atingiu rapidamente a cidade (foto: Federico Teixeira/EM/D.A.Press)

Sol com chuva, casamento da viúva. O dito popular entrou em ação em Belo Horizonte nesta sexta-feira. Os moradores da capital miniera foram surpreendidos por uma chuva, acompanhada de granizo, na tarde desta sexta-feira. A precipitação, com a queda de gelo, aconteceu em diferentes regiões da cidade. Durou pouco, mas assustou moradores. Rapidamente o sol voltou a brilhar com força. No fim de semana, precipitações ainda são esperadas.

Quando o relógio marcou 14h30, os pingos começaram a cair. Muitas pessoas foram surpreendidas pela chuva. A precipitação veio acompanhada por granizo, o que fez diversos moradores procuraram abrigo. No Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a correria foi grande. Poucos moradores estavam equipados com o guarda-chuva. Também houve registro de chuva nos bairros Sagrada Família, Bonfim, Lourdes, Barro Preto.

Mais no fim da tarde, por volta das 16h, a chuva passou para outros bairros, principalmente na faixa Oeste da cidade. No Bairro Buritis, moradores filmaram a queda de diversas pedras de gelo. E, alguns locais, o granizo ficou espalhado pela varanda.



O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a precipitação rápida foi causada por áreas de instabilidade que se formaram em Minas Gerais. “Pelo fato da umidade relativa do ar ter aumentado, e ter a queda da pressão atmosférica, houve a formação dessas áreas de instabilidade”, disse.

Segundo ele, a chuva que atingiu a cidade foi de curta duração e não significativa. Belo Horizonte não registra precipitações com grande volume de água desde 14 de junho. “O último registro foi de 0,8 milímetros (mm). Chegou a ter outras chuvas, mas que nem foram registrados nas estações de medições”, comentou.

Como fica o tempo no fim de semana


A chuva que atingiu a cidade não deve ir embora. Neste sábado, há a possibilidade dela dar as caras novamente. Mas, sem grande intensidade. “Tem uma possibilidade de chuvisco em Belo Horizonte neste sábado. Já no domingo, o tempo vai ficar nublado, mas sem possibilidade de precipitações”, disse Claudemir de Azevedo.

Cidades do interior de Minas também poderão ter chuva, como as regiões Central, Zona da Mata, e Oeste. “Moradores das regiões da Zona da Mata, Central e Vale do Aço devem ficar atentos, pois há a possibilidade de chuvas significativas ainda hoje (sexta-feira) nestas localidades”, completou o especialista.

Frio em BH


O meteorologista Cléber Souza, do Inmet, explicou que as temperaturas abaixaram por causa de um sistema em alto nível conhecido como cavado, que pode ainda provocar chuviscos em pontos isolados. “Esse sistema em altos níveis com aumento de nebulosidade ainda melhora a qualidade do ar. Vale lembrar que pode ocorrer chuva isolada na capital hoje e amanhã, mas nada de pancadas”, disse.

Ainda no domingo, a sensação de frio deve aumentar. “Vai entrar um vento mais gelado na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou Cléber. Na segunda-feira, o tempo deve abrir, dissipando a nebulosidade. A temperatura mínima cai para 10°C e a máxima, no período da tarde, deve chegar a 27°C.


Frio em BH


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)