(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fim de semana deve ser gelado em BH; confira previsão do tempo

Sexta-feira e sábado podem registrar chuva em pontos isolados. Segundo meteorologista, vento gelado no domingo deve aumentar sensação de frio


postado em 23/08/2019 11:24 / atualizado em 23/08/2019 11:42

Belo Horizonte tem sexta-feira de céu nublado(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)
Belo Horizonte tem sexta-feira de céu nublado (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)

Após uma semana de tardes quentes em Belo Horizonte, o fim de semana na capital promete amenizar a sensação de calor no inverno. De acordo com o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima não deve ultrapassar os 25°C, com a mínima partindo de 13°C podendo chegar a 10°C na madrugada de domingo para segunda-feira.

Nesta sexta-feira, a mínima registrada foi de 16°C e a máxima deve alcançar 26°C no período da tarde. O sábado pode ser de garoa em pontos isolados. A mínima fica em 15°C e máxima em 24°C.


E não é frente fria. O meteorologista Cléber Souza explicou que as temperaturas abaixaram por causa de um sistema em alto nível conhecido como cavado, que pode ainda provocar chuviscos em pontos isolados. “Esse sistema em altos níveis com aumento de nebulosidade ainda melhora a qualidade do ar. Vale lembrar que pode ocorrer chuva isolada na capital hoje e amanhã, mas nada de pancadas”, disse.

Ainda no domingo, a sensação de frio deve aumentar. “Vai entrar um vento mais gelado na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou Cléber. Na segunda-feira, o tempo deve abrir, dissipando a nebulosidade. A temperatura mínima cai para 10°C e a máxima, no período da tarde, deve chegar a 27°C.

Para o meteorologista, os períodos de frio deste inverno estão durando mais que nos outros anos. “O última estação foi quente. O frio está presente porque o que a gente não teve no outono, tivemos no inverno”, analisou Cléber. 

Outras regiões

A temperatura mínima desta sexta-feira no estado foi registrada em Monte Verde, no Sul de Minas, com 6°C, e a máxima no Norte de Minas, em Montalvânia, onde os termômetros devem alcançar os 35°C.

A chuva, que não deve ocorrer nas outras regiões do estado, se concentra no Sul de Minas, onde pode ter pancadas nesta sexta-feira e sábado.

Nada de água na faixa leste do estado. Nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro, uma nebulosidade variável e baixa umidade permanecem por causa da massa de ar seco que passa no Centro-Oeste do país. Por lá, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%.


*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)