Publicidade

Estado de Minas

Pontos de ônibus do Centro terão segurança reforçada pela Guarda Municipal de BH

Ação em locais de maior concentração de embarque e desembarque de passageiros começa na semana de aniversário da instituição


postado em 23/08/2019 09:32 / atualizado em 23/08/2019 09:56

No último final de semana, foram realizadas as provas objetivas do concurso que possibilitará o ingresso de 500 novos agentes na Guarda Municipal(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
No último final de semana, foram realizadas as provas objetivas do concurso que possibilitará o ingresso de 500 novos agentes na Guarda Municipal (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Os guardas civis municipais começarão a atuar em dez pontos de ônibus do Hipercentro de Belo Horizonte, a partir da próxima segunda-feira. A estratégia, lançada na semana de aniversário da Guarda Municipal da capital, será colocada em prática durante cinco dias da semana, entre 18h e 20h.


Os pontos ainda não serão divulgados por questão estratégica da Guarda Municipal. A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção informou que essa seleção foi feita a partir do fluxo de passageiros informado pela BHTrans.

Viagem Segura

Para a secretaria, a novidade também visa potencializar a ‘Operação Viagem Segura’, lançada em 2017, onde os agentes embarcam em coletivos de linhas com maior índice de ocorrência de furtos e de roubos a usuários.

De janeiro a julho de 2019, a Guarda Municipal realizou 7.712 embarques em ônibus que transitam nos corredores das avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo, com registro de 67 ocorrências, que resultaram na prisão de 47 pessoas.

A atuação dos guardas municipais nos pontos de ônibus deve ocorrer de forma simultânea ao trabalho de embarque em coletivos da Avenida Antônio Carlos.

Já na Avenida Nossa Senhora do Carmo, o planejamento prevê que, após as 20h, os guardas dos pontos de ônibus voltem a reforçar as ações dentro de coletivos.


Aniversário da Guarda Municipal

A novidade da ação em pontos de ônibus do Centro faz parte da comemoração do aniversário de 16 anos da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira, a partir das 10h, a instituição participa de uma cerimônia na Praça da Bandeira para solenizar a data.

A Guarda Municipal prevê melhorias nos próximos anos. No último final de semana, foram realizadas as provas objetivas do concurso que possibilitará o ingresso de 500 novos agentes na Guarda Municipal.

Confira o gabarito preliminar da prova do concurso da Guarda Municipal

Semana de Eventos

Além da cerimônia de aniversário desta sexta-feira, a Guarda preparou uma série de eventos para a cidade com ações educativas de trânsito e apresentações culturais. Serão realizadas blitzen com foco no respeito ao pedestre e haverá ainda o lançamento de uma nova modalidade de Patrulhamento da Operação Viagem Segura (com atenção especial para os pontos de ônibus), além de duas apresentações musicais.


Programação da Semana de Aniversário da Guarda Municipal

Dia 23/8 – Solenidade do 16º Aniversário da Guarda – Praça da Bandeira, Mangabeiras, 10h.
Dia 25/8 – Concerto de Aniversário com a Banda da Guarda – Praça Dino Barbieri, Pampulha, 9h.
Dia 26/8 – Lançamento da Modalidade de Patrulhamento em Pontos de Ônibus - Centro, 18h.
Dia 27/8 – Tributo ao Cantor Raul Seixas com a Banda Show da Guarda e convidados – Praça Sete, de 12h às 13h.
Dias 28, 29 e 30/8 – Operação Gentileza no Trânsito, panfletagem e orientação a motoristas e pedestres em diferentes pontos da cidade.
 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira. 


Publicidade