(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iphan aprova projeto para locomotiva na Serra da Piedade

Com pneus e movido a diesel, transporte vai levar visitantes por 2,5 quilômetros entre praça e o topo do maciço que abriga o santuário da padroeira de Minas. Croquis da estação de embarque e desembarque já estão prontos


postado em 10/08/2019 04:00 / atualizado em 10/08/2019 07:52

Turistas no alto da Serra da Piedade, centro de peregrinação dos devotos da padroeira de Minas, que recebe anualmente 500 mil visitantes(foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
Turistas no alto da Serra da Piedade, centro de peregrinação dos devotos da padroeira de Minas, que recebe anualmente 500 mil visitantes (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)

Sinal verde para circulação de uma locomotiva, com pneus e movida a diesel, na Serra da Piedade, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que recebe anualmente cerca de 500 mil visitantes. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto de construção de uma estação para embarque e desembarque de passageiros na Praça Antônio da Silva Bracarena, antes conhecida como Praça da Cavalhada, distante 2,5 quilômetros do topo do maciço – no local, há duas basílicas e a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).

A aprovação do projeto da Locomotiva da Piedade, ocorre no momento em que a serra comemora o jubileu e inicia os festejos de seis décadas da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do estado. Na quinta-feira, são esperadas 10 mil pessoas (veja quadro) durante a 24ª Peregrinação da Juventude. Os croquis da iniciativa, em andamento há dois anos, foram divulgados, ontem, pela Arquidiocese de BH, instituição à frente da empreitada.

O projeto recebeu a aprovação pela Superintendência do Iphan em Minas em sua terceira versão, devido à necessidade de ajustes, e os recursos não divulgados provêm de um termo de fomento entre a Secretaria de Estado de Turismo e Arquidiocese de BH, já que o Santuário de Nossa Senhora da Piedade é considerado atrativo turístico de especial relevância para Minas Gerais. Além do tombamento pelo Iphan, o patrimônio natural tem reconhecimento total dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, título concedido em 2015 e ampliado, agora, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

PLANEJAMENTO A preocupação com o meio ambiente e o trânsito excessivo, em dias de festividade, na estrada apertada e sinuosa que leva ao alto da Serra da Piedade, motivaram o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padre Fernando César do Nascimento, a pensar numa alternativa para maior conforto dos visitantes.

Pelo planejamento, quem chegar de carro, ônibus ou van à Praça Bracarena poderá desembarcar e “pegar o trem” até as duas basílicas, sendo a do século 18 considerada a menor do mundo. Com cinco vagões, de uma composição vinda do Rio Grande do Sul, e capacidade para 100 passageiros em cada viagem, a Locomotiva da Piedade ainda não tem data para entrar em operação.

O planejamento para facilitar a vida dos peregrinos e garantir alternativa à perigosa rodovia BR-381, no sentido Vitória (ES) tem outra via, a qual vai demandar estudos e investimentos. Trata-se um trem, dessa vez sobre trilhos, para ligar Belo Horizonte a Sabará e Caeté, com uma estação aos pés do maciço. A iniciativa ousada se completará com um teleférico até o alto. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Este mês

» Quinta-feira, dia 15 – 24ª 

» Peregrinação da Juventude

» Dia 31 – 6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens

 

Setembro

» De 6 a 14 – Novena preparatória para a festa da Mãe Padroeira de Minas

» 14 – Peregrinação do Apostolado da Oração

» 15 – Solenidade da Mãe e Senhora da Piedade

» 21 – Peregrinação da Legião de Maria

» 29 – Peregrinação da Irmandade do Santíssimo 

 

Croqui da estação de embarque e desembarque na Praça Antônio da Silva Bracarena: trem terá capacidade para 100 passageiros por viagem(foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)
Croqui da estação de embarque e desembarque na Praça Antônio da Silva Bracarena: trem terá capacidade para 100 passageiros por viagem (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação)

O PROJETO

Características da locomotiva que circulará na Serra da Piedade

 

» Trajeto: 2,5 quilômetros da Praça Antônio da Silva Bracarena à Praça Dom Cabral

» A locomotiva não funciona por meio de um sistema de trilhos. Tem um motor em um cavalo mecânico e cinco vagões

» Motor: Modelo: Série C

» Marca: Cummins

» Potência: 310cv

» Número de cilindros: 6

 

Cavalo mecânico

» Modelo: Cargo 4331

» Caixa de transmissão: automática (revisada) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)