Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas entrega instrumentos musicais a 74 bandas espalhadas pelo estado

No total, 166 itens foram repassados a 66 cidades mineiras por meio do Programa Bandas de Minas


postado em 17/07/2019 12:27 / atualizado em 17/07/2019 14:04

Instrumentos foram entregues aos representantes das bandas na Cidade Administrativa, em BH(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Instrumentos foram entregues aos representantes das bandas na Cidade Administrativa, em BH (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Sax soprano, sax alto, bumbo, flauta... Setenta e quatro bandas espalhadas por Minas Gerais tiveram seus inventários atualizados nesta quarta-feira (17). O governo do estado entregou, por meio do Programa Bandas de Minas, 166 instrumentos musicais a grupos musicais de 66 cidades de diferentes regiões. Apesar dos repasses, quem foi agraciado pede ainda mais espaço para a cultura na atual gestão, principalmente em projetos voltados aos jovens. O programa disponibilizou R$ 1,5 milhão para a compra de aproximadamente 900 instrumentos.

Vice-presidente da banda Lira 30 de janeiro, de Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, Adriano de Souza, de 50 anos, está entre os contemplados. "Nossa banda tem 77 anos de história e 40 integrantes, além de 90 alunos. Temos um trabalho social voltado ao público de baixa renda, por isso esse incentivo é muito importante", analisa. 

Adriano agradece pelo evento, mas condena a falta de dedicação à cultura no estado. "Hoje estamos sendo bem atendidos, mas creio que precisamos de muito mais espaço e visibilidade ainda. É uma tradição de Minas Gerais", critica. 

(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Secretário municipal de Cultura de Ibituruna, na Região Centro-Oeste do estado, André Luiz da Silva, de 45, ressalta a contribuição da música para as crianças e adolescentes. "Principalmente na nossa cidade, esses instrumentos ajudam a tirar esses jovens das ruas e da criminalidade. É de suma importância". A cidade recebeu um sax alto, um sax soprano, um trombone de vara e um sousafone. 

A iniciativa faz parte do programa Bandas de Minas, edital que existe desde 1983. A entrega contou com esforços da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).  O governador Romeu Zema (Novo) também compareceu ao evento. 

Entre os estados do Brasil, Minas é o que possui o maior número de bandas registradas. Atualmente, existem 705 corporações civis cadastradas pela Secult.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade