(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Carro com câmera que 'lê' placas: veja ideia da BHTrans para fiscalizar rotativo

Tecnologia que registra localização e placa de veículos estacionados ainda pode identificar furto


postado em 27/06/2019 17:02 / atualizado em 27/06/2019 17:28

(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Após um ano de funcionamento do rotativo digital em Belo Horizonte, a BHTrans entra em processo final de implantação de um sistema que pode facilitar a fiscalização de motoristas infratores. A proposta, que vem sendo estudada pela empresa, prevê a consulta de placas dos veículos por monitoramento eletrônico.

A ideia é que tenha um carro a disposição dos agentes fiscalizadores, que hoje são guarda municipais e policiais militares. No carro, serão instaladas três câmeras com tecnologia capaz de registrar imagens e fazer a leitura da placa dos carros estacionados no perímetro que atinge o sistema do rotativo digital. 

O dispositivo, semelhante ao radar de trânsito, também tem tecnologia para encontrar outras irregularidades através de consulta da placa. “Se o carro foi roubado, por exemplo, o sistema também vai identificar”, afirmou o diretor do sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira.

De acordo com a empresa, atualmente, somente cerca de 32% dos veículos fiscalizados são regulares. O novo tipo de fiscalização pretende bater a meta de 70%. “Agora vamos intensificar a fiscalização. Estamos automatizando este processo. Intensificando a fiscalização, pode caber mais gente”, afirmou Ladeira.

A BHTrans informou que está avaliando o tipo do veículo e a tecnologia. Posteriormente, serão realizados testes e licitação. O diretor acredita que um carro fiscalizador deve conseguir passar por todo o território do rotativo pelo menos uma vez ao dia. A implantação dessa tecnologia é o próximo passo do Sistema de Rotativo Digital, que teve o lançamento gradativo para os carros, motofretes e carga e descarga.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)