Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco nomeia novo bispo de Janaúba

Monsenhor Roberto José da Silva é reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e responde pela administração paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora


postado em 12/06/2019 17:17 / atualizado em 12/06/2019 18:37

Novo bispo de Janaúba, monsenhor Roberto José da Silva, nomeado pelo Papa Francisco(foto: Arquimoc/divulgação)
Novo bispo de Janaúba, monsenhor Roberto José da Silva, nomeado pelo Papa Francisco (foto: Arquimoc/divulgação)

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo de Janaúba, no Norte de Minas, dom Ricardo Guerrino Brusati e nomeou como novo bispo da cidade, o monsenhor Roberto José da Silva, de 54 anos, atualmente, reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora, na zona da Mata. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira pela Nunciatura Apostólica no Brasil. 

Dom Ricardo, que nasceu em Bellinzago Novarese, na Itália, pediu renúncia  após completar 74 anos de vida e torna-se agora bispo emérito, ganhando uma espécie de aposentadoria episcopal. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico promulgado pelo papa João Paulo II em 1983.  O bispo emérito fica, então, desobrigado de suas funções clericais, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida. Ele assumiu a Diocese de Janaúba em 2015. 

O novo bispo de Janaúba, monsenhor Roberto José da Silva, nasceu em Santos Dumont  (Zona da Mata mineira), em 18 de março de 1965. Ele estudou Filosofia e Teologia  no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. 

Em sua trajetória, Roberto José  já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011;   administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Ibitipoca/ Lima Duarte – de 2015 a 2016, entre outras funções. Atualmente, além de reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, responde pela administração paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora. 

Em mensagem enviada ao monsenhor Roberto José, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Olveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, manifesta apoio ao novo bispo de Janaúba, lembrando que esteve em audiência neste mês com o Papa Francisco. 

 “(...) Queremos dirigir ao senhor os auspícios do Santo Padre na audiência de 13 de junho do ano passado: “Ele vos ensine a beleza do amor sincero e gratuito; somente amando como Ele amou, ninguém ao vosso redor se sentirá marginalizado e, ao mesmo tempo, vós mesmos sereis mais fortes nas provações da vida”. O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora e do Glorioso Santo Antônio um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade