(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Montes Claros

O ato de nomeação foi publicado pelo L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano


21/11/2018 10:46 - atualizado 21/11/2018 15:19

Dom José Alberto Moura (esquerda) deixa a Arquidiocese e é substituído por dom João Justino (direita).
Dom José Alberto Moura (esquerda) deixa a Arquidiocese e é substituído por dom João Justino (direita). (foto: Arquidiocese de Montes Claros/Divulgação)
A Arquidiocese de Montes Claros (Norte de Minas) tem novo arcebispo, dom João Justino de Medeiros Silva. Na manhã desta quarta-feira, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do até então arcebispo, dom José Alberto Moura, nomeando, na sequência, para o cargo dom João Justino, que era arcebispo coadjutor. O ato de nomeação foi publicado pelo “ L’Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano.
 
Nomeado pelo Papa Bento XVI, dom José Alberto assumiu a Arquidiocese de Montes Claros em abril de 2007, em sucessão a dom Geraldo Majela de Castro. No dia 22 de outubro passado, ele completou 75 anos de vida e, pelas normas da Igreja Católica, encaminhou a carta de renúncia ao Papa Francisco. 
 
O novo arcebispo de Montes Claros, dom João Justino, de 51,   é natural e Juiz de Fora (Zona da Mata), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011. Ele foi nomeado bispo coadjutor de Montes Claros pelo papa Francisco em 22 de fevereiro de 2017.
 
Dom José Alberto Moura
Dom José Alberto Moura (foto: Arquidiocese de Montes Claros/Divulgação)
Natural de Ituiutaba (Triângulo), dom Alberto foi ordenado padre em 1971, integrando a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo . Tornou-se bispo em  1990, nomeado pelo papa João Paulo II. Ele já foi presidente do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo responsável pela Pastoral da Saúde.
 
Ouvido pelo EM.COM, nesta quarta-feira, dom José Alberto  anunciou que vai retornar para Uberlândia (Triângulo), onde também foi bispo. O líder religioso destacou durante os 11 anos que esteve a frente da Arquidiocese de Montes Claros procurou reforçar o trabalho de evangelização e na formação de pastorais. “Buscamos ajudar o ser humano e orientar o povo de Deus na sua caminhada. Tivemos o aumento das pastorais por conta da participação dos leigos. Só temos a agradecer pelo apoio recebido”, afirmou dom José Alberto.
 
Ele ressaltou que a Arquidiocese de Montes Claros, a qual são vinculadas as dioceses de Januária e Janaúba, abrange 40 municípios do Norte de Minas. “Também procuramos melhorar as condições da saúde da região por conta do trabalho da Santa Casa de Montes Claros”, disse dom José Alberto, ressaltando as dificuldades das políticas públicas no setor. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um texto de agradecimento a dom José Alberto Moura. “O seu testemunho pessoal e o seu trabalho como bispo da Igreja, reconhecido pelas comunidades e pelos irmãos no episcopado, tornam-se, neste momento, motivo de nossa ação de graças para a nossa Conferência. Agradecemos a Deus que nos deu a alegria de ser testemunhas do seu itinerário de serviço marcado pela dedicação”, diz o texto, assinado pelo presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)