(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chega a 21 o número de casos notificados de febre maculosa em Contagem

Duas pessoas morreram. Até ontem, 15 apresentavam sintomas da doença. Prefeitura realiza série de ações para conter o avanço da doença


postado em 04/06/2019 12:12 / atualizado em 04/06/2019 12:21

Moradores que tiveram contato com o carrapato-estrela devem ser atendidos na UBS Nacional(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Moradores que tiveram contato com o carrapato-estrela devem ser atendidos na UBS Nacional (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Subiu para 21 o número de casos notificados (entre confirmados e suspeitos) de febre maculosa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O surto da doença foi registrado no Bairro Nacional entre moradores de uma área próxima a um córrego. Até ontem, 15 pessoas apresentavam sintomas da doença. 

Conforme o balanço da Secretaria Municipal de Saúde do município divulgado nesta terça-feira, entre esses 21 casos, quatro são de óbitos. Dois já foram confirmados como resultado da doença. Há 19 exames em análise na Fundação Ezequiel Dias. 

No bairro, 128 pessoas tiveram contato com a área considerada foco da doença. De acordo com a prefeitura, o grupo invadiu, há cerca de 30 dias, um terreno particular que estava murado na Rua 1º de Maio. O local tem hoje 35 casas e nos fundos passa o Córrego Água Funda, um afluente do Córrego Gangorra, que por sua vez é ligado ao Sarandi, que deságua na Pampulha. Além dos animais domésticos, como porcos, bois, cavalos e aves, a mata onde está o curso d’água concentra ainda uma grande quantidade de capivaras, um dos hospedeiros do carrapato-estrela. A prefeitura não sabe quantos animais há no lugar.

Nessa segunda-feira, uma unidade de saúde foi aberta para atender todas as pessoas que tiveram contato com os carrapatos ao cercar o terreno ocupado. Esses moradores foram examinados por dois infectologistas.  A prefeitura também recolheu cavalos sem dono na região. Até esta manhã, nove animais haviam sido localizados. Eles receberam banho de carrapaticida. 

O veneno contra carrapatos também é aplicado na região e casas próximas. O terreno vai ser arado. Máquinas vão percorrer a área revirando a terra e despejando 8 toneladas de cal.

“A Defesa Civil está monitorando as capivaras. Em relação às capivaras, será feito um estudo pelas prefeituras de Contagem e Belo Horizonte para determinar quais ações serão realizadas”, informou a Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura também pede que as pessoas que moram em áreas onde o carrapato-estrela pode ser encontrado examinem o corpo a cada três horas, usem roupas claras e compridas, coloquem as barras da calça para dentro da meia, além de usar sapatos fechados para evitar picadas do parasita. 

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)