Publicidade

Estado de Minas

Itabira vai passar pelo maior simulado de rompimento de barragem do país em julho

Aproximadamente 12 mil moradores da cidade vão participar da simulação


postado em 28/05/2019 17:22

(foto: Vale/Divulgação)
(foto: Vale/Divulgação)

O que deverá ser um dos maiores simulados já realizados no Brasil foi marcado para julho. Aproximadamente 12 mil pessoas em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, deverão passar por uma simulação de rompimento de barragem em julho deste ano. A informação foi divulgada pelo coordenador-adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente-coronel Flávio Godinho, na tarde desta terça-feira.

O município tem 15 barragens cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM), todas de propriedade da Vale. Do total, cinco estão localizadas próximas a núcleos urbanos. Além disso, a cidade abriga algumas das maiores estruturas do país, como a de Itabiruçu, que junto com a de Pontal, Rio de Peixe e Conceição, totaliza 401 milhões de metros cúbicos de rejeitos - mais de 33 vezes maior do que a que se rompeu em Brumadinho em 25 de janeiro.

O simulado é tratado como um dos maiores do país devido ao grande número de pessoas que irá mobilizar. A ação já tinha sido marcada para 29 de junho, mas foi adiada. A nova data será 6 de julho. O horário ainda não foi definido pela Cedec.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade