Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte amanhece tomada pela neblina; veja a previsão do tempo

Na Região Nordeste, a neblina dificultou a visibilidade. A capital mineira poderá ter chuvas isoladas nesta quinta-feira


postado em 18/04/2019 07:33 / atualizado em 18/04/2019 07:36

Neblina no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte(foto: João Henrique do Vale/EM/D.A.Press)
Neblina no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste de Belo Horizonte (foto: João Henrique do Vale/EM/D.A.Press)

Várias regiões de Belo Horizonte amanheceram nesta quinta-feira, véspera de feriado, com uma densa neblina. No Bairro Ipiranga, no lado Nordeste da cidade, a visibilidade era pouca. Os motoristas tiveram que acender os faróis dos carros para evitar acidentes. A capital mineira poderá ter chuva isolada ainda hoje. O céu deve ficar nublado a parcialmente nublado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos por um temporal entre a noite dessa terça-feira e a madrugada de quarta-feira. Raios, trovões e ventos assustaram a população. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pelos órgãos de segurança. Em três horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 23 milímetros (mm) de água. Mais cedo, já tinha chovido aproximadamente 30 mm. O acumulado representa 68,8% da média histórica de precipitação em abril deste ano, que é de 77 mm. O tempo instável deve continuar até esta quinta-feira na capital mineira. Cidades históricas devem ter chuva, assim como o litoral capixaba, destinos procurados no feriado da semana santa.

A semana em Belo Horizonte segue com ocorrências de chuva. Segundo o Inmet, elas estão sendo provocadas por áreas de instabilidade que estão sobre o país. “Estamos com a atuação no Brasil Central, no Centro-Oeste e Sudeste do país. Mas, a partir desta quinta-feira começa a enfraquecer”, afirmou o meteorologista Claudemir de Azevedo.

Nesta quinta-feira, Belo Horizonte ainda tem possibilidade de chuva, assim como outros destinos preferidos dos mineiros. “A tendência é de chuva no Leste e Norte de Minas Gerais. Teremos a diminuição da chuva no Centro-Sul do estado, incluindo Belo Horizonte e região metropolitana. Nas cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana e Congonhas, a tendência é de instabilidade de quinta-feira a domingo. No litoral do Crio de Janeiro, não teremos chuva no feriado, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado. Já no Espírito Santo a possibilidade é de pancadas de chuva isoladas”, disse Claudemir Azevedo.

Chuva acima da média


A média histórica de chuva em abril já quase foi superada na capital mineira. Na terça-feira, a cidade teve duas ocorrências de chuva. Durante o dia, o acumulado ficou em 30 milímetros. Já entre a noite e a madrugada, outros 23 mm. Em abril, a média histórica é de 77mm. “Em abril, já começa a diminuir as ocorrências de chuva, mas geralmente ocorre. Em maio, já fica mais seco”, explicou o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.


Publicidade