Publicidade

Estado de Minas

Vai ficar em BH no feriado? Veja o que abre e fecha na cidade

Na sexta-feira da Paixão, muitos serviços não irão funcionar na cidade


postado em 17/04/2019 17:14 / atualizado em 17/04/2019 17:23

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

As pessoas que irão passar o recesso da semana santa em Belo Horizonte devem ficar atentos aos funcionamentos dos serviços na cidade. Lojas, limpeza urbana, agências bancárias e algumas unidades da saúde não vão abrir na sexta-feira da Paixão. Neste dia, será ponto facultativo nos órgãos e entidades da Prefeitura . Na quinta-feira, o expediente será normal na capital mineira.

Comércio


De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os dias 19 e 21 de abril são considerados feriados nacionais. Desta forma, o comércio lojista não poderá funcionar nos dois dias com o uso de mão de obra de empregados, conforme previsto no artigo 70 da CLT, sob pena de o infrator estar sujeito à multa, conforme previsto no artigo 75 da CLT. O funcionamento no domingo ainda poderá ser mudado, mas até a publicação desta reportagem, não estava definido.

A CDL alerta que, caso o lojista queira funcionar seu estabelecimento nos feriados sem a utilização de mão de obra de seus empregados, não deve utilizar parentes ou amigos, sob pena de ficar caracterizada a manutenção de empregado sem o devido registro.

Bancos


As agências bancárias não irão funcionar na sexta-feira da Paixão, segundo a Federação Brasileiras de Bancos (FEBRABAN). A população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias - como mobile e Internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos no próximo dia útil (22/04) sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Limpeza Urbana

Nesta quinta-feira, os serviços de limpeza urbana funcionam normalmente. Já as repartições administrativas da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) não terão expedientes. Já na sexta-feira, os serviços de limpeza urbana serão suspensos. Apenas o serviço de multitarefa, que é o plantão operacional, varrição manual do hipercentro, Savassi, áreas hospitalar, e o plantão do Grupo Gestor de Risco e Desastres, funcionam normalmente.

Saúde


As unidades de urgência do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB), as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da capital mineira, Central de Internações, SAMU (192), e os  Laboratório das UPAS, funcionam normalmente nesta quinta e sexta-feira. As Unidades Básicas de Saúde (Centros de Saúde) não vão funcionar na sexta-feira da Paixão.

Veja outras unidades que não irão funcionar na sexta-feira: Centro de Controle de Zoonoses, Laboratórios de Zoonoses, Centro de Esterilização de cães e gatos, Centros de Convivência, Sedes das Diretorias Regionais, SMSA/Nível Central, CEMs, CERSATs, CTR, URSs, CMDI, CMO, CREAB’s, CEO e Alta Complexidade, Farmácia Distrital, Laboratórios Distritais e Central, CME´s, Engenharia Clínica, Lavanderia, Oficina Central, Serviço de Atenção ao Viajante, Academias da Cidade e Almoxarifado.

Os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) terão equipes de plantão durante o dia. Já à noite, o expediente será normal. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno terá expediente normal. O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)  e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Belo Horizonte (CIEVS-BH) vão funcionar em escala de plantão.


Publicidade