(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos em BH devido a chuva constante

Com o solo encharcado, aumenta as chances de deslizamentos, desmoronamentos, escorregamentos e erosão


postado em 22/03/2019 14:27 / atualizado em 22/03/2019 17:01

Alerta de deslizamento da Defesa Civil vale até o próximo domingo(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Alerta de deslizamento da Defesa Civil vale até o próximo domingo (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Belo Horizonte está com o tempo instável há dois dias. A chuva constante preocupa as autoridades. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de risco geológico alto devido a previsão de precipitações até, ao menos, o próximo domingo. Com o solo encharcado, aumenta as chances de deslizamentos, desmoronamentos, escorregamentos e erosão.

Pancadas de chuva atingem a capital mineira desde a noite dessa quinta-feira. Transtornos foram registrados. Na manhã desta sexta-feira,  quedas de árvores foram registradas e complicaram o trânsito em diferentes pontos da cidade. Moradores também relataram quedas de energia devido a galhos que atingiram a rede elétrica.

O tempo instável deve permanecer ao menos até este sábado, segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Tem um sistema fronta, frente fria, no oceano, o que favorece um canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste. Com isso, aumenta a condição de nebulosidade e condição de chuva. Não é uma regalia apenas de Minas”, explicou.

Segundo a especialista, a tendência é de chuva até a noite de sábado. “A frente avançou e a tendência formar um sistema de baixa pressão é alto. Então, amanhã (sábado) as regiões Centro-Sul (que inclui a Grande BH) e a Oeste têm redução da chuva”, afirmou Anete Fernandes.

O aumento da nebulosidade também trouxe o frio. Nesta sexta-feira, a temperatura mínima ficou em 16°C. A tendência é que no sábado, chegue a 15°C. “Um vento sudeste está atingindo Minas, o que significa um ar mais frio. O sábado mantém temperatura mais amena. No domingo, a temperatura máxima tende a ter uma ligeira elevação”, finalizou.

Recomendações


- Coloque calha no telhado da sua casa e conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje águas ou esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas;
- Se for observado aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore, ligue imediatamente para a Defesa Civil, disque 199.

Alertas no telefone


A partir desta sexta-feira, a Defesa Civil de Belo Horizonte vai assumir o envio de alertas de chuva específico para os moradores da capital mineira via SMS. Antes, a população da cidade recebia os avisos por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que vai continuar encaminhando as mensagens para os outros municípios do estado.

Quem já era cadastrado no serviço estadual não vai precisar realizar o processo novamente. Já quem quiser começar a receber os alertas, deve enviar uma mensagem de texto com o CEP do endereço onde mora para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência e o serviço é totalmente gratuito. O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e as operadoras de telefonia móvel e é viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)