(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fim de semana pós-carnaval tem muita folia em BH; confira programação

Principal atração do sábado é a união de vários blocos carnavalescos na Praça da Estação, com o Vira o Santo, às 10h. Destaque de domingo vai para o bloco Filhas de Clara, que homenageia cantora Clara Nunes


postado em 09/03/2019 06:00 / atualizado em 09/03/2019 07:54

Um dos campeões de audiência do carnaval foi o Baianas Ozadas, que lotou Avenida Afonso Pena. Programação segue no pós-folia(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Um dos campeões de audiência do carnaval foi o Baianas Ozadas, que lotou Avenida Afonso Pena. Programação segue no pós-folia (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)

Se enganou quem pensou que o carnaval acabou na terça-feira. Em Belo Horizonte, pelo menos 20 blocos ainda desfilam pelas ruas neste fim de semana. Desses, dois ocupam as vias do Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Na Praça da Estação, o grande encontro de blocos, com o Vira o Santo, às 10h. Para os que moram mais afastados da Região Central da capital, o Bloco Transborda sai, às 12h, do Bairro São Salvador, na Região Noroeste. Com muito samba, reggae e funk, o grupo foi criado em 2018 por movimentos sociais periféricos e conta com 40 integrantes e bateria composta por tamborim, rocar, surdo, repenique e caixa.

No domingo, os amantes da sambista mineira Clara Nunes também poderão curtir a folia. O Bloco Filhas de Clara homenageia a cantora natural de Paraopeba, na Região Central de Minas Gerais. O bloco conta com a participação de Aline Calixto, fundadora do bloco. Este ano, o bloco reunirá somente mulheres. A concentração do bloco está prevista para o meio-dia, na Rua Trindade, 654, no Bairro Renascença, Região Nordeste da capital.

A folia também continua na Central do Carnaval de BH, hoje, na TV Alterosa. Convidados em estúdio e transmissão ao vivo da festa nas ruas estão fazendo a maior cobertura de todos os tempos do evento, cuja expectativa era bater este ano recorde de público – cerca de 4,6 milhões de pessoas, número 20% maior que o registrado em 2018.

A Central do Carnaval de BH faz parte do projeto #carnavalbh, dos Diários Associados. O Estado de Minas, a TV Alterosa e o Portal Uai se uniram para uma cobertura integrada e exclusiva. Mais de 100 profissionais, entre jornalistas, produtores, técnicos e pessoal de suporte, estão envolvidos. O jornal mostra também os detalhes dos últimos dias de festa. No Portal Uai, a cobertura é no site uai.com.br/carnaval e o mapa dos blocos para curtir as atrações e decidir qual bloco escolher nos últimos dias da folia em Belo Horizonte.

Na TV Alterosa, a apresentadora Isabel Guimarães, do programa MMA Alterosa, recebe carnavalescos e atrações. Ao vivo das ruas, o repórter Luiz Othávio Gimenez, o Zotha, leva para a tela da emissora a irreverência do que rola na capital. A Central do Carnaval de BH vai ao ar hoje, das 12h30 às 13h15.

Hoje, a equipe recebe no estúdio integrantes do Baianeiros, um dos maiores blocos de Belo Horizonte. Além deles, compõem a folia os blocos Do Marcão, Desblocados Toca Raul e a cantora Márcia Drummond. A corte Momesca (rei Momo, rainha e princesa) do Carnaval de 2019 também estará presente no programa. O grupo foi escolhido por meio de um concurso promovido pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Veja mais da programação do fim de semana:


Caminhada apoiadora

Hoje a capital mineira recebe pela primeira vez o Global Mentoring Walk, a caminhada do empreendedorismo. A atividade gratuita começa às 9h no Coreto do Parque Ecológico da Pampulha reflete o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, com a proposta de unir mulheres para apoiar outras mulheres. O Global Mentoring Walk é realizado internacionalmente e este ano é a primeira vez que o evento será realizado em Belo Horizonte. O formato do evento é para que as mulheres participantes da caminhada tenham orientações com início, meio e fim gratuitamente durante a atividade física. O parque fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha. A entrada deve ser pela portaria do Marco Zero, ao lado do estacionamento. As inscrições são gratuitas e feitas pelo site www.sympla.com.br.

Folia no Santa Tereza

O carnaval ainda não acabou em Belo Horizonte. Hoje o tradicional Bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital, recebe vários bloquinhos para continuar a folia. Às 13h, o Bloco Carnamarano agita as ruas do bairro. A concentração será na Rua Hermilo Alves, 436. O Bloco Unidus do Golo, que representa a união entre amigos em confraternização, promete bebidas e tira-gostos com preços justos e muita diversão a partir das 15h30 na Rua Formosa, 333. Para curtir, é só chamar os amigos e se juntar na festa.

Bloco para Bowie

Let’s dance! O Bloco Ziriggydum Stardust chega ao seu quarto ano de cortejo para homenagear o artista mais carnavalesco da galáxia: David Bowie. O bloco promete ser o mais interestelar do carnaval de Belo Horizonte. Este ano a folia conta com um reforço para a espaçonave: a banda Queen também ganha versões em ritmos de carnaval. Os clássicos que brilharam nos outros anos ainda seguem como antigos companheiros de viagem: Prince, George Michael, além de algumas surpresas. A concentração é a partir das 9h na Praça Zamenhof, na Rua Davi Campista, 150, Bairro Floresta, Região Leste da capital.

Mulheres no Inhotim

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Inhotim abre as portas para receber um bate-papo especial sobre a representatividade feminina nos dias atuais. Hoje e amanhã, o espaço vai oferecer ao público uma programação inteira direcionada às mulheres, com palestras e reflexões sobre temas importantes como igualdade de gênero e empoderamento feminino. As atividades são gratuitas e acontecem a partir das 10h30. A expressão “Lute como uma mulher” vai ser o tema que vai guiar todas as rodas de conversas, que terá como ponto de partida as obras de arte do acervo que foram produzidas por artistas mulheres. O Instituto fica na Rua B, 20, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

E amanhã, também
Contação de história

Um projeto de incentivo à leitura promete animar crianças amanhã. Uma oficina gratuita de contação de histórias vai oferecer um momento de diversão e interação entre crianças e contadores ao lado dos pais ou responsáveis. O encontro será a partir das 14h, em um espaço no Minas Shopping, em frente à loja Leitura, no Piso 1. A contadora de histórias leva os pequenos ao fantástico mundo dos livros por meio de dois encantadores contos infantis: Bicho folhagem, que conta a história
de uma temida onça, e João bobo, que narra a história de um menino que era muito prestativo e carinhoso, mas não era muito inteligente e, por isso, era vítima de zombaria das outras crianças. O shopping fica na Região Nordeste de Belo Horizonte, na Avenida Cristiano Machado, 4.000, Bairro União.

Ressaca de carnaval

Se engana quem pensa que a folia de carnaval acaba na quarta-feira de cinzas. Amanhã, a partir das 8h, tem Ressaca de Carnaval no Bairro Lagoinha, Região Nordeste de Belo Horizonte. A festa é organizada pela Liga de Carnaval da Lagoinha e conta com a participação dos blocos Afoxé Ilê Odara; OriSamba; Bloco do Bigode; Leão da Lagoinha (foto) e da Escola de Samba Unidos dos Guaranys. No repertório do cortejo estão os ritmos do afoxé e da música baiana. O projeto nasceu a partir de um movimento popular que reivindica a requalificação da região da Lagoinha, que já foi reconhecida por suas rodas de samba, choro e boemia. A ideia é desfazer a imagem negativa causada pelo grande número de pessoas em situação de rua e o uso de crack no local. O grupo vai se concentrar na Praça Vaz de Melo, às 8h e depois segue para a rua Itapecerica. A música vai rolar até as 17h.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)