(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após recusa da Tüv Süd, Vale busca outra empresa para auditar barragens

Empresa alemã foi a responsável por dar atestado de segurança da represa 1 da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH


postado em 20/02/2019 18:06 / atualizado em 20/02/2019 18:21

(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)

 
A Vale informou que está buscando no mercado outras empresas para fazer auditorias em suas estruturas, depois que a alemã Tüv Süd avisou nesta terça-feira (19) que não iria mais emitir Declarações de Estabilidade de Barragens (DCEs) para a mineradora até que seja revisto o sistema de avaliação dessas DCEs.

A Tüv Süd atestou a segurança da Barragem 1 da mina da Vale em Brumadinho, na Grande BH, que se rompeu há quase um mês e causou a maior tragédia desse tipo de acidente com barragens do Brasil, que caminha para um saldo de mais de 300 mortos. Nesta semana, o governo brasileiro, por meio da Agência Nacional de Mineração (ANM), proibiu a construção de barragens a montante, do tipo da mina da Vale em Brumadinho, e exigiu que a mineradora desative as existentes.  

"A Vale informa que está em contato com outras empresas reconhecidas no mercado para realizar as auditorias de suas estruturas, enquanto as autoridades apuram os fatos", informou a companhia por meio de nota.

Segundo a Tüv Süd, em nota enviada à imprensa nesta terça, "há maior incerteza sobre a confiabilidade do atual sistema de DCEs (Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem) quanto às condições de estabilidade das barragens e se o sistema ainda pode ser considerado apropriado para uma proteção adequada contra riscos graves das barragens de rejeitos, em particular para a vida humana e o meio ambiente."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)