(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros encontram apenas 'segmentos' de corpos em Brumadinho; identificação já é feita por DNA

Nesta sexta-feira, o primeiro corpo foi identificado por DNA. Número deve aumentar nos próximos dias já que há muitos segmentos de corpos que aguardam laudo


postado em 15/02/2019 17:52 / atualizado em 15/02/2019 19:10

Ver galeria . 22 Fotos Novas fotos aéreas mostram situação na região atingida pelos rejeitos da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH, na segunda semana após o desastreCorpo de Bombeiros/Divulgação
Novas fotos aéreas mostram situação na região atingida pelos rejeitos da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH, na segunda semana após o desastre (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )
O número de mortos se mantém 166 e o de desaparecidos cai para 144 na tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira foram localizados dois corpos incompletos ou segmentos. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na tarde. A barragem da Vale no Córrego do Feijão se rompeu no último dia 25 de janeiro. 

Até esta sexta-feira, 166 corpos foram identificados. Entretanto, o número pode crescer nos próximos dias. Isso porque o IML recebeu 302 segmentos de corpos. Desses, três já foram comprovados de que não eram humanos e foram excluídos da contabilização: "Os outros estão completos ou incompletos. Desses, 182 segmentos ou corpos já foram solucionados, correspondendo a 166 identificados", explicou o o delegado da Polícia Civil Arlen Bahia. 

Dos 166 identificado, 150 foram identificados por meios da papiloscopia (identificação humana por das papilas presentes na palma das mãos e na sola dos pés, ou seja, impressões digitais); 13 foram identificados por meio de exames odonto-legal e dois por cicatrizes, tatuagens, sinais profissionais, mutilações. Nesta sexta-feira, o primeiro corpo identificado por DNA foi liberado.

"A identificação por meio dele é mais complexa, demora mais tempo que os demais", explicou o delegado. A família de outras 20 pessoas aguardam a confirmação por meio confecção de laudo. "Esse é a estratégia adotada neste momento por causa do estado de proliferação dos corpos", concluiu.

Ainda de acordo com ele, já foram 532 a mostras colhidas para exame de DNA. Dessas, apenas 10 a mostras não foram processadas até a divulgação do balanço. 

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros pontua que não há previsão de término para as buscas. "Não tem previsão de término. Como já foi analisado, enquanto houver a possibilidade de resgate de corpos, vamos continuar as buscas ou até que todos sejam encontrados", informou.

As buscas, segundo o tenente, seguem na chamada zona quente, onde estavam os escritórios e refeitórios da Vale, além da Pousada Nova Estância. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)