(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineradoras adotam medidas para que Itatiaiuçu e Barão de Cocais voltem à 'vida normal'

Moradores de comunidades das duas cidades tiveram que deixar suas casas na última sexta-feira após alertas de risco de barragens


postado em 11/02/2019 06:00 / atualizado em 11/02/2019 08:54



Retomar a rotina é um desafio difícil diante de tanto medo e incerteza. Hoje é o primeiro dia útil após a madrugada temerosa em que as sirenes foram tocadas em comunidades de Itatiaiuçu (Grande BH) e Barão de Cocais (Região Central) fazendo com que centenas de pessoas deixassem suas casas apenas com a roupa do corpo, temerosas de que a tragédia de Brumadinho se repetisse. Os moradores de comunidades de Itatiaiuçu que saíram de casa após avaliação de riscos da barragem Serra Azul e estão em hotéis em Itaúna (Centro-Oeste) terão transporte garantido. Serão 10 ônibus e três microônibus partindo a cada 30 minutos para levar crianças, adolescentes e jovens para creches, escolas e universidades da região.

Em Barão de Cocais, a Vale também se comprometeu a fornecer transporte para que crianças e adolescentes que estão hospedadas em hotéis e em casa de parentes possam frequentar as aulas – a rede pública ainda não iniciou o ano letivo. As escolas serão procuradas para esclarecimentos de dúvidas sobre procedimentos de segurança relacionados à barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco.

Cerca de 500 pessoas deixaram suas casas na madrugada de sexta-feira após o acionamento dos sinais sonoros de emergência. Um áudio em alto-falantes instalados na cidade alertava para o risco de rompimento da barragem. Numa escala crescente de 1 a 3 de risco, o maciço da Vale subiu do nível 1 para o nível 2. As medidas, segundo a Vale, fazem parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). De acordo com o último balanço divulgado pela empresa, 284 pessoas estão em hotéis e 208 na casa de familiares.

Ontem, um novo episódio poderia terminar com a incerteza: uma nova inspeção na barragem da Mina de Gongo Soco para avaliação da estabilidade. Ele foi feita por uma consultoria internacional especializada e acompanhada pela Agência Nacional de Mineração. Mas os prazos para o laudo não são claros. “Assim que o laudo for emitido – não temos grandes expectativas que saia hoje (ontem) ou amanhã  (hoje) –, os órgãos públicos adotarão as medidas necessárias”, informou o major da Defesa Civil Eduardo Lopes. A corporação informou que o nível 2 de emergência e de evacuação das áreas de risco estão mantidos até que sejam concluídas as analises de estabilidade da barragem.

A Vale informa que , como medida de segurança, está intensificando as inspeções. Elas estão sendo feitas por profissionais especializados, 24 horas por dia. As últimas verificações, de acordo com a empresa, não detectaram anomalia.

Pacata Barão de Cocais ainda está longe de retornar ao ritmo normal, já que muitas famílias continuam abrigadas em hotéis(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Pacata Barão de Cocais ainda está longe de retornar ao ritmo normal, já que muitas famílias continuam abrigadas em hotéis (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)


OS ANIMAIS Como se não bastasse ter que deixar as casas às pressas durante a madrugada em razão do risco de rompimento, várias famílias deixaram para trás seus animais de estimação. Para a identificação dos mesmos, elas preencheram um cadastro. A grande preocupação é que havia mais de 24 horas que os bichos não comiam. No fim de semana, cerca de 1.500 deles (cães, gatos, aves, porcos, cavalos e bois) foram alimentados. A ação foi desempenhada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), ao lado da Defesa Civil da cidade e da Vale.

Segundo o conselho regional, a equipe da Brigada Animal que atua em Barão de Cocais é composta por voluntários com experiência e capacidade técnica para agir em ocasiões de desastres ambientais. A médica veterinária Carla Sassi, que coordena os trabalhos com o médico Thauan Carraro, falou sobre a importância das ações: “O risco é real e não tem previsão de os moradores retornarem para suas residências. Estamos aqui tanto pelos animais quanto por seus tutores, pois as circunstâncias inviabilizaram que eles pudessem levá-los”. Caso haja necessidade de remoção, esses animais serão levados para uma fazenda alugada pela Vale, que já está apta ao acolhimento. Também foram contratadas duas clínicas veterinárias. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)