(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja imagens de como era o Córrego do Feijão

Rompimento de barragem da Vale destruiu local de lazer da região em Brumadinho


postado em 03/02/2019 13:57 / atualizado em 03/02/2019 14:27

Córrego do Feijão era frequentado por famílias em lazer antes de destruição causada por rompimento de barragem da Vale(foto: Cristina Fontes)
Córrego do Feijão era frequentado por famílias em lazer antes de destruição causada por rompimento de barragem da Vale (foto: Cristina Fontes)
Um riacho delicado de água cristalina, onde era possível pescar piabas e nadar numa pequena cachoeira de 4 metros de altura. No entorno, remanescentes de mata atlântica.

As fotos - Veja galeria ao fim da matéria - do que era o Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, não lembram em absolutamente nada o lamaçal com mais de oito metros de profundidade em que a região se transformou. Tudo foi destruído no dia 25, depois do rompimento da Barragem da Vale.



Do terreno do empresário Mário Lúcio Fontes, de 64 anos, não é possível reconhecer mais a paisagem que motivou o empresário a comprar o sítio há 33 anos na região do Parque da Cachoeira, onde pelo menos 12 casas estão debaixo da terra.

"Era tudo planta. A gente nadava no corguinho, pegava piava. Criei minha quatro filhas aqui. No último domingo, antes da tragédia, fui lá com meu neto", conta. Um pequeno bananal, com estradinha íngreme e árvores frutíferas já não existem mais.

Mário Lúcio já emagreceu quatro quilos desde o dia 25, dorme a base de remédios e perdeu as contas de quantos amigos morreram.

A casa dele, no limite da área de interdição, foi o primeiro ponto de apoio para a busca de sobreviventes. No quintal, encontraram cinco corpos.

A tranquilidade que veio buscar na vida no interior já não existe mais. "No dia que a outra barragem estava ameaçada, tiveram uns aproveitadores que tentaram assaltar a minha casa", conta. Agora, há policiamento 24h na residência. Muitos curiosos continuam a rondar o imóvel.

A esposa dele, Sandra, de 59 anos, está a com o neto e a mãe em casa e escutou um barulho ensurdecedor. Na mesma hora, foi acolher vizinhos que tiveram as casas soterradas. Um deles, seu Manoel, morreu.

Mário Lúcio nunca se preocupou com a barragem até oito meses atrás, quando funcionários da Vale vieram fazer medições de topografia e altimetria, além do cadastro sócio-econômico da família. Também tiraram fotos da casa.

"Foi quando instalaram a sirene aqui perto, que, inclusive, não tocou na hora do rompimento", diz. Apesar do equipamento, a família nunca recebeu orientações sobre como agir em casos de emergência.

Ver galeria . 7 Fotos Fotos mostram como era o Córrego do Feijão antes de destruição causada por rompimento de barragem da ValeCristina Fontes
Fotos mostram como era o Córrego do Feijão antes de destruição causada por rompimento de barragem da Vale (foto: Cristina Fontes )


As fotos foram tiradas no fim de semana anterior ao desastre e são da região do Parque da Cachoeira, na zona rural de Brumadinho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)