(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imagens do Rio Paraopeba revelam contraste entre as áreas limpas e contaminadas

Segundo moradores antigos, águas que já tiveram coloração amarelada foram ganhando o tom avermelhado do minério. Após a catástrofe, rio se tornou vermelho-escuro e ganhou odor de putrefação


postado em 03/02/2019 06:00 / atualizado em 03/02/2019 10:59

Com 546,5 quilômetros, o Rio Paraopeba banha 35 municípios. Na imagem, é possível distinguir parte do leito acima da área de contaminação e um bairro que fica a cerca de 6 quilômetros do Centro de Brumadinho(foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)
Com 546,5 quilômetros, o Rio Paraopeba banha 35 municípios. Na imagem, é possível distinguir parte do leito acima da área de contaminação e um bairro que fica a cerca de 6 quilômetros do Centro de Brumadinho (foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)

Antigos moradores garantem que o Rio Paraopeba, um dia, já teve coloração meio amarelada, que, com o tempo, foi ganhando o tom avermelhado do minério. Mas nesses dias dramáticos após a catástrofe da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, o curso d’água se tornou vermelho-escuro. Um tom sinistro da morte, um odor terrível de putrefação, um leito inerte do desrespeito pela natureza e pela vida humana.

Uma passarela de pedestre sobre o Rio Paraopeba faz a ligação entre as comunidades de Brumadinho e do Funil, da vizinha Mário Campos. Após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, as água sob a ponte adquiriram coloração avermelhada e odor de putrefação(foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)
Uma passarela de pedestre sobre o Rio Paraopeba faz a ligação entre as comunidades de Brumadinho e do Funil, da vizinha Mário Campos. Após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, as água sob a ponte adquiriram coloração avermelhada e odor de putrefação (foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)

Das nascentes em Cristiano Otoni ao deságue na represa de Três Marias, onde se junta ao Rio São Francisco, o Paraopeba, em alguns trechos, ainda conserva alguma beleza. Mesmo ferido de morte, segue com sua dignidade golpeada pela mineradora Vale desde o dia 25. Na comunidade do Funil, na cidade vizinha de Mario Campos, onde uma passarela de pedestres corta as águas escuras, muita gente, agora, se debruça, com tristeza, sobre o leito e se questiona se o rio voltará a ter vida rumo ao Velho Chico e ao Oceano Atlântico.

A Copasa instituiu, no final de 2015, uma captação emergencial diretamente do Rio Paraopeba. A adutora da companhia na região integra o sistema de abastecimento de água para Belo Horizonte. A lama que vazou da barragem da Vale atingiu o Paraopeba antes do ponto de captação da Copasa(foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)
A Copasa instituiu, no final de 2015, uma captação emergencial diretamente do Rio Paraopeba. A adutora da companhia na região integra o sistema de abastecimento de água para Belo Horizonte. A lama que vazou da barragem da Vale atingiu o Paraopeba antes do ponto de captação da Copasa (foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)

Além da catástrofe que agora dilui a morte ao longo de seu curso, o Paraopeba ainda enfrenta, nas redondezas de Brumadinho, a ação de muitas outras mineradoras, causando degradação e ameaças ao manancial que, em troca, matava a sede de milhares de pessoas em povoamentos ao longo de sua bacia. Irrigava também plantações, agora ameaçadas de morrer secas, bem ao lado de suas margens avermelhadas.

Um do principais afluentes do Rio São Francisco, o Paraopeba tem sua nascente em Cristiano Otoni, na Região Central de Minas Gerais, e a foz na represa de Três Marias, em Felixlândia. Na imagem acima, trecho do leito contaminado pela lama que vazou com aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração(foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)
Um do principais afluentes do Rio São Francisco, o Paraopeba tem sua nascente em Cristiano Otoni, na Região Central de Minas Gerais, e a foz na represa de Três Marias, em Felixlândia. Na imagem acima, trecho do leito contaminado pela lama que vazou com aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração (foto: Ramon Lisboa/E.M/D.A Press)

Mesmo com tantos duros revezes, o rio segue seu destino – agora em estado quase terminal. Se haverá salvação, só o tempo dirá, acreditam especialistas. Por enquanto, resta observar e exigir medidas urgentes para garantir a perenidade. Ainda que, em vez de água, hoje o que mais chame a atenção no Paraopeba seja a cor com que serpenteia entre o verde das montanhas e os níveis de poluentes como chumbo, mercúrio, níquel, cádmio e zinco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)