(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uma foto, dois finais felizes: Resgatados da lama, cães Vitinho e Zeus voltam para casa

Como a foto de um cachorro perdido feita pelo EM em Brumadinho, pouco depois do estouro da barragem que arrasou a região, ajudou a trazer dois cães de volta às suas famílias


30/01/2019 21:22 - atualizado 06/06/2020 18:49

Vitinho e Zeus: cachorros foram resgatados e devolvidos a seus tutores(foto: Alexandre Guzanshe/EM)
Vitinho e Zeus: cachorros foram resgatados e devolvidos a seus tutores (foto: Alexandre Guzanshe/EM)

história do cachorro resgatado pelo corpo de bombeiros que comoveu a web ao fazer vigília pelos donos em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, não tem um final feliz. Tem dois.

Clicado pela equipe do Estado de Minas nas proximidades da pousada Nova Estância - varrida pela lama derramada com o estouro da Barragem de Feijão, em 26 de janeiro -, o cãozinho não demorou demorou a ser reconhecido. “Etaaa! É o Vitinho!”, disse o auxiliar administrativo Lucas Assis, de 32 anos, ao ver a foto do animal publicada nas redes sociais do jornal. 

Graças a repercussão do post, que engajou cerca de 15 mil pessoas no Twitter e no Instagram do EM, o pet foi acolhido e encaminhado à família. 

Algumas horas depois do reencontro, o pai de Lucas, José Moreira, provocaria uma reviravolta no enredo. “Vitinho tem as orelhas maiores e mais caídas que este da foto de vocês. O cão que vocês fotografaram não é o nosso”, disse o aposentado à reportagem do EM, que chegou a ir à chácara da família para registrar o retorno do cachorro. O veredicto foi confirmado  pela namorada do jovem mineiro, Vanessa Monteiro. “São quase idênticos, por isso o Lucas acabou confundindo, mas não é ele", ponderou a moça. 
 
O verdadeiro Vitinho reencontrou a família humana e seus irmãos peludos nessa segunda-feira (30)(foto: Arquivo pessoal)
O verdadeiro Vitinho reencontrou a família humana e seus irmãos peludos nessa segunda-feira (30) (foto: Arquivo pessoal)
 

A procura pelo peludo duraria apenas mais um dia. O verdadeiro Vitinho foi encontrado e devolvido nessa segunda (29). Ele agora curte o aconchego de sua residência, que ficou interditada de sexta-feira (26) ao início da noite de domingo (28).

Vizinho perdido

Afinal, quem é o cão de pelagem tigrada fotografado pelo EM, que insistia em permanecer na lama, à espera dos donos? O nome dele é Zeus. E a boa notícia é que ele também foi reintegrado à sua família, formada por Kayck Junior Braga, de 15 anos, além dos pais e irmãos dele. O clã mora perto da chácara de Vitinho e criava vacas em um pasto que havia no terreno da pousada Nova Estância. 

Mistério solucionado: o cachorro fotografado pela equipe do EM em Brumadinho, na verdade, é Zeus. O cão também foi devolvido aos seus proprietários(foto: Arquivo pessoal)
Mistério solucionado: o cachorro fotografado pela equipe do EM em Brumadinho, na verdade, é Zeus. O cão também foi devolvido aos seus proprietários (foto: Arquivo pessoal)


O EM também foi a ponte deste reencontro. A fotografia e a matéria publicadas sobre o bicho alcançaram a veterinária Larissa Alves, moradora de Casa Branca, distrito de Brumadinho, que encontrou o pet e o abrigou. 

"Resgatamos esse cachorro nas redondezas da pousada Nova Estância. Ele estava muito assustado e com ferimentos, mas já recebeu cuidados e muito carinho. Quem tiver notícias do possível dono, entre em contato comigo", comentou a moça no Instagram do jornal. A rede ágil interações virtuais se encarregou do resto. Larissa e os proprietários de Zeus foram contectados cerca de 72 horas depois do anúncio. 

Cicatriz

Kayck, o tutor do cão, reconheceu seu companheiro não só pelo registro do fotógrafo Alexandre Guzanshe, como também por duas marcas presentes no corpo do animal. Segundo o adolescente, ele carrega ferimentos sofridos antes da tragédia - um no pescoço e outro na pata, que não aparecem imagem viralizada na web porque Zeus, no momento do clique, estava com os membros cobertos de lama.

O jovem conta que o mais satisfeito com o regresso do cão é Lucas, seu irmao de um ano e cinco meses. “ Meu pai trouxe o Zeus pra morar com a gente logo quando meu irmão nasceu. O menino estava muito triste, sentiu muita falta dele. Agora, está mais calmo”, comenta o rapaz. 

As vacas que a família criava no pasto da pousada Nova Estância não tiveram a mesma sorte do cachorro. Kayck diz que elas foram todas soterradas pelos 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados pela barragem da Vale sobre a comunidade do córrego do Feijão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)