(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vizinhos de megabarragem em Itabira cobram ações de segurança da Vale

Barragem de Itabiruçu tem capacidade de receber um volume 18 vezes maior do que Córrego do Feijão. Prefeitura anuncia que vai cobrar da Vale informações sobre a situação


postado em 27/01/2019 15:11 / atualizado em 28/01/2019 09:09

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho levou insegurança para moradores de Itabira, outra cidade da Região Central do estado onde a empresa tem grandes empreendimentos.

Uma das barragens, a de Itabiruçu, tem capacidade para receber volume 18 vezes maior de rejeitos do que a barragem Córrego Feijão, que se rompeu na sexta-feira.

A cobrança de moradores e políticos por garantias da Vale sobre a segurança das barragens tomou conta das conversas nas praças da cidade e se espalhou pelas redes sociais e grupos de mensagens.

Segundo a Prefeitura de Itabira, desde o ano passado a barragem de Itabiruçu passa por processo de alteamento para receber rejeitos da mina de Conceição. Em novembro, em audiência pública, a empresa apresentou o plano de aumentar a altura da barragem, que fica a 835 metros, para 850 metros.

De acordo com informações da Vale, Itabiruçu tem capacidade para receber mais de 220 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Em Brumadinho, a barragem que se rompeu tinha capacidade para 12 milhões de metros cúbicos.

“Diante de uma tragédia inesperada como essa ficamos preocupados com nossa situação em Itabira. A Vale tem as barragens do Pontal, de Conceição e a maior de todas, que é de Itabiruçu. Passo na estrada em frente quase todo dia e o tamanho é impressionante. A construção está muito próxima de bairros e um rompimento aqui causaria um estrago inimaginável”, conta Heitor Tomás Ferreira, de 71 anos, que mora em Itabira há 52 anos.

Ex-funcionário da Vale do Rio Doce, quando ainda era estatal, ele critica a expansão dos projetos de mineração em busca de lucro maior e conta que nunca ouviu nada sobre plano de evacuação da cidade em caso de rompimento da barragem.

“Não conheço nada sobre plano de emergência ou sirene avisando para deixarmos a cidade. Se existe algo do tipo, acho que pouca gente aqui tem conhecimento”, diz Heitor.

Desconfiança e incerteza 

Barragem Itabiruçu é uma das maiores do país, com capacidade para receber 220 milhões de rejeitos(foto: Divulgação/Vale)
Barragem Itabiruçu é uma das maiores do país, com capacidade para receber 220 milhões de rejeitos (foto: Divulgação/Vale)
Por meio das redes sociais, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB) afirmou que acompanha com preocupação a tragédia em Brumadinho e que na próxima semana vai pedir um diagnóstico sobre a situação das barragens da cidade.

“Essa situação se tornou motivo de muita apreensão. O nosso município abriga duas das maiores barragens de rejeitos do Brasil. Cobrarei da direção da Vale novo diagnóstico sobre a situação das barragens”, disse o prefeito.

Vários moradores cobram do prefeito que o projeto de ampliação da barragem Itabiruçu seja cancelado. “Não adianta diagnóstico novo. Todos vão apontar como seguras as barragens. O que tem que ser feito é a interdição da obra de alteamento. Moro a menos de 500 metros da barragem. Essa será uma tragédia anunciada”, reclamou Angela Maria, moradora da comunidade Rio do Peixe, em Itabira.

O secretário de governo, Ilton Magalhães, informou que no final do ano passado, quando aconteceram reuniões para a ampliação da barragem de Itabiruçu, a empresa deu garantias de que o local não corre risco de rompimento.

“Eles nos garantiram que a barragem está segura. Mas isso foi na mesma época em que falaram que as barragens de Brumadinho também eram seguras. Depois desses episódios ficamos na dúvida se essa garantia é real. Temos que cobrar uma reavaliação”, afirma Ilton.

Segundo ele, no ano passado a empresa apresentou um plano de contingenciamento em caso de acidentes no empreendimento de Itabira, mas não sabe se os procedimentos foram implementados.

“Não sei se o plano foi finalizado, mas foi discutido. Não sei se as sirenes foram instaladas. Mas nessa semana vamos intensificar as cobranças sobre questões de segurança”, diz o secretário.

Procurada pela reportagem desde a manhã deste domingo, a assessoria da Vale informou que não poderia informar os detalhes sobre os empreendimentos em Itabira ou se foram instaladas na cidade sistemas de alerta e evacuação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)