(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brumadinho corre risco de rompimento de mais uma barragem

Sirenes foram acionadas e buscas por desaparecidos seguem interrompidas


postado em 27/01/2019 07:14 / atualizado em 27/01/2019 12:12

Vídeos feitos por moradores mostram momento em que sirenes foram disparadas de madrugada (foto: WhtsApp / Reprodução)
Vídeos feitos por moradores mostram momento em que sirenes foram disparadas de madrugada (foto: WhtsApp / Reprodução)
Um susto logo no início da manhã deste domingo (27/1). Por volta das 5h30, o Corpo de Bombeiros expediu alerta de emergência, por meio de sirenes, em Brumadinho, na Grande BH. O aviso dizia respeito à possibilidade iminente de rompimento da barragem B6, que contém água e é monitorada pelas autoridades desde a tragédia da última sexta-feira. 

 

As buscas pelos desaparecidos foram interrompidas nesta manhã, devido ao risco. O tenente Pedro Aihara, porta voz do Corpo de Bombeiros, confirmou que a possibildiade de rompimento é real e que o plano de ação de emergência foi acionado. Todo o efetivo se volta à evacuação dos moradores da área de risco. Preocupação de momento é com a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Repórteres do Estado de Minas que estão na cidade gravaram vídeo que flagra o alerta

 

 

 

"Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvazia-la para torná-la mais segura. Imediatamente, quando a sirene foi acionada, o Corpo de Bombeiros estava executando essa evacuação", informou o tenente Pedro Aihara. 

 

Em outro registro, feito por moradores, um agente de segurança instrui moradora a "esquecer o trabalho" e se proteger na parte mais alta da cidade, veja:  

 

A corporação retirou moradores, que estavam na zona de risco, de suas casas e os levou para pontos mais altos da cidade. Desde esse sábado, houve um bombeamento da água da barragem na tentativa de esvaziá-la.

"Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", dizia o aviso. Imediatamente, as comunidades foram levadas para locais de segurança - determinados de acordo com o plano de emergência elaborado previamente. 

 

Aeronaves dos bombeiros estão de prontidão para atender à população.  Até o momento, as comunidades evacuadas são dos vilarejos Tejuco e Córrego do Feijão, segundo os bombeiros. 

 

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o risco de rompimento continua. 

 

Porta-voz da PM, major Flávio Santiago explicou como age o sistema de segurança da barragem B6, que motivou o acionamento das sirenes. "Há uma balança e um contrapeso, além de um sistema de radar. Toda vez que há uma movimentação anômala, há a detecção e acionamento imediato"

 

"Com isso, nós temos uma possibilidade de falha na estrutura. As buscas estão interrompidas momentaneamente para que haja a verificação e compreensão deste cenário", explicou o major. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)