(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins deve ser parcialmente liberado na tarde desta quinta

Nova previsão é de que alguns pousos e decolagens sejam retomados às 13h, com restrições. Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados. Procedimento para substituir rodas de avião com problemas é complexo


postado em 20/12/2018 10:46 / atualizado em 20/12/2018 12:43

Ver galeria . 14 Fotos Avião que ia de São Paulo para Londres fez pouso de emergência em Confins após problema. Pneus do trem de pouso foram danificados e, como aeronave não pôde ser movida, o aeroporto fechou para pousos e decolagens nesta quintaPaulo Filgueiras/EM/DA Press
Avião que ia de São Paulo para Londres fez pouso de emergência em Confins após problema. Pneus do trem de pouso foram danificados e, como aeronave não pôde ser movida, o aeroporto fechou para pousos e decolagens nesta quinta (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )


A BH Airport informou que a pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será liberada parcialmente na tarde desta quinta-feira. Durante a madrugada, um avião que seguia de São Paulo para Londres fez um pouso de emergência no terminal. A liberação completa está prevista para as 19h desta quinta-feira. Até as 10h, 127 voos haviam sido cancelados. 

A concessionária chegou a informar que a liberação parcial seria realizada a partir das 9h30, mas corrigiu a previsão para as 13h de hoje, com restrições. Na prática, isso significa que os pousos e decolagens serão feitos em uma mesma cabeceira. “A retomada de pousos e decolagens será administrada pelas companhias aéreas”, informou. 

“A BH Airport mantém a recomendação que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos, antes mesmo do deslocamento até o aeroporto”, reforça a concessionária. Vale lembrar que nesta manhã a Infraero disponibilizou o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte, para receber os voos de Confins. Neste caso, a decisão de mandar os voos para lá também é de cada companhia. 

À 1h43, um voo da Latam que seguia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Londres, fez um pouso de emergência em Confins porque passava por problemas técnicos. Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional, os pneus do trem de pouso foram danificados e o avião só poderá ser removido após a troca dos equipamentos. 



Oito pneus foram danificados durante o pouso de emergência(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
Oito pneus foram danificados durante o pouso de emergência (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
“O trem de pouso tem de 12 a 14 rodas, oito foram comprometidas porque essa aeronave estava muito pesada, ela ia pousar em Londres, mais de 300 passageiros. O peso do combustível fez com que as rodas estourassem e a Latam tem que providenciar”, detalhou o gerente de comunicação do Aeroporto de Confins, Nicolau Maranini. 

Segundo ele, o piloto optou pelo terminal mineiro por ser um dos aeroportos de emergência do complexo aeronáutico brasileiro. “Isso acontece toda madrugada. Toda madrugada a gente tem um pouso aqui que deu problema, alguns com uma emergência menor, às vezes uma pessoa passa mal, toda madrugada tem isso. Mas, não é toda madrugada que oito rodas estouram. Não tem como puxar o avião”, enfatizou. 

A partir da chegada das novas rodas, que estão vindo de outro estado, a previsão é de que o trabalho de substituição leve quatro horas. Cada uma delas pesa 250 quilos. “É uma operação delicada, você está trabalhando com uma aeronave e qualquer descuido pode abalar a estrutura da aeronave”, explicou Maranini. Ainda segundo ele, depende da companhia aérea se a aeronave será levada para outro local ou se vai passar pela correção do problema técnico ainda em Confins para seguir viagem. Os passageiros do voo para Londres receberam hospedagem e refeições da Latam. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)